Pular para o conteúdo

Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Gradiente em CSS

Bairro Iguaba Pequena recebeu capacitação do curso Comunidades Preparadas

Defesa Civil ministrou curso aos moradores para lidar com situações de risco de desastres, principalmente no período de fortes chuvas

A Defesa Civil de Iguaba Grande realizou, nesta semana, três dias (03, 04 e 05) de capacitação no bairro Iguaba Pequena, por meio do projeto Comunidades Preparadas, que instruiu a população em como atuar em situações de adversidade. A ação aconteceu em parceria com a Prefeitura e o Portal da Defesa Civil, e as aulas foram ministradas pela Coordenadora da Defesa Civil de Iguaba Grande Geusa Lopes, pelo fundador do Portal da Defesa Civil, Denis Veneno e pelo Diretor de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio. Cerca de 20 moradores se inscreveram no curso e ao final receberão um certificado de participação.

Hoje (05) é o último dia do evento, que está acontecendo na Associação de Moradores e Amigos de Iguaba Pequena (AMAIP), uma das apoiadoras do evento: “A nossa Associação é o vínculo da comunidade com o Órgão Público e, por isso, trouxemos esse curso, para preparar nosso bairro”, ressaltou o Vice-presidente da AMAIP, Jorge Pacheco.

Na abertura, Geusa Lopes apresentou a história da Defesa Civil no Brasil e no mundo. Em seguida, Denis Veneno ressaltou em sua palestra, a importância de ter pessoas capacitadas para atuarem em situação de dificuldade. “Quanto mais prepararmos a comunidade, menos danos a cidade vai sofrer. Por serem os mais prejudicados nessas situações, a população deve estar mais preparada”, declarou o fundador do Portal, que na ocasião, disse que a Defesa Civil e o Portal pretendem desenvolver cursos e atividades na cidade.

A Defesa Civil trabalha na prevenção e redução de riscos de desastres e o curso, também, teve a finalidade de preparar a população para o período do mês de dezembro até março que, segundo os agentes da Defesa Civil, é a temporada de anormalidade que aumenta a intensidade da chuva. Foram ministradas palestras sobre acidentes domésticos, noções básicas de primeiros socorros, doutrina da Defesa Civil, animais peçonhentos, manuseio e controle de gás de cozinha, prática de combate a incêndio e ainda, bullying e suicídio.

Dentre os participantes do curso estava a munícipe Osana Valentim, que levou sua filha para aprender junto. “Existem muitas pessoas que não têm esse conhecimento e eu sou uma delas. Eu vim aprender como lidar com situações de riscos domésticos, principalmente. Trouxe minha filha, pois acredito que com essas informações, ela pode salvar até a minha vida”, enfatizou a moradora.

 

Texto: Lívia Lisle

Fotos: José Carlos Rodrigues

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *