Assembléia Geral Extraordinária do CISBALI reúne Prefeitos e Secretários de Saúde em Iguaba Grande

Iguaba assumiu presidência do Conselho Técnico

Ontem, dia 28, os Prefeitos e Secretários de Saúde se Reuniram no Salão Nobre da Prefeitura de Iguaba Grande para uma Assembléia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI). Durante o encontro foi decidido a Vice-Presidência e os conselhos técnico e fiscal, além de debater as ações que serão colocadas em prática no próximo ano.

O Consórcio foi fundado em 2009, com o propósito de otimizar a questão dos recursos regionais e facilitar a captação de recursos novos pra Região da Baixada Litorânea. Segundo a Secretária Executiva do Consórcio, Natália Alves, essa Assembléia teve o objetivo de fazer a adequação estatutária do CISBALI: “Apesar de termos o CNPJ, é necessária a adequação do estatuto social para ter a personalidade jurídica, fazer a abertura da conta e realizar os futuros rateios com os municípios pros projetos que a gente já elencou”.

O Presidente do Consórcio e Prefeito de Arraial do Cabo,Renatinho Viana, afirma que a união dos municípios é de suma importância: “Estamos imbuídos em colocar nossos projetos em prática e agora, toda a região está focando nas mesmas coisas. O próximo passo é decidir os investimentos que serão feitos e a forma que serão realizados, e é claro, quem tem a ganhar com a prestação de serviços é a população”, afirmou o presidente.

Durante a reunião, o Prefeito de Cabo Frio Dr. Adriano Moreno recebeu os votos de todos os municípios para assumir a Vice-presidência do Consórcio: “É muito importante Cabo Frio ter uma representatividade junto ao consórcio intermunicipal de saúde, mas o mais importante é a gente conseguir unir os municípios não só na saúde, mas num projeto de desenvolvimento igual. Nós viemos do mesmo lugar, somos a sétima região mais antiga do Brasil, então, temos que estar juntos, trabalhando para gerar emprego e renda e uma saúde mais igualitária”, destacou.

A Prefeita Grasiela Magalhães afirmou que a partir da regulamentação do CISBALI, os municípios da Baixada Litorânea terão mais facilidade para adquirir melhorias. “Quando os municípios de uma região se unem por meio de um consórcio, eles terão mais forças diante do Governo Estadual e Federal, para mostrar importância em investir na saúde, além disso, o custeio com materiais e equipamentos se torna menor, devido à maior quantidade” afirmou a prefeita.

O Município de Iguaba Grande assumiu a presidência do Conselho Técnico do CISBALI, e o Secretário de Saúde Leônidas Heringer, diz quais serão os próximos passos. “A intenção é que a gente consiga dar continuidade ao plano Regional de Saúde, e fazer um processo contínuo de captação de recursos junto ao Governo do Estado e Federal para melhorar a condição de saúde de toda a Baixada Litorânea”, concluiu.

Texto: Julya Costa

Fotos: José Carlos Rodrigues