A Associação de Pais Eficientes de Iguaba Grande (APEIG), que comemora 9 anos de atuação em 2025, acaba de conquistar um importante passo em sua jornada: a inauguração de sua sede no bairro Iguaba Pequena, na manhã desta segunda-feira (10). O evento contou com a presença das fundadoras da associação e autoridades locais. Com esse novo espaço, a APEIG tem agora a oportunidade de expandir o número de famílias assistidas, ampliando seu impacto na comunidade.
A história da APEIG começou em 2016, quando um pequeno grupo de pais se reunia mensalmente para compartilhar suas dúvidas, desafios e vitórias. Hoje, quase uma década depois, a associação apoia 110 famílias e, em 2022, conquistou a legalização jurídica, consolidando seu papel na comunidade. O principal objetivo da APEIG é oferecer orientação e apoio aos pais, que recebem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras condições neurológicas.
A associação organiza diversos eventos para promover a inclusão, como a tradicional Caminhada da Inclusão, realizada anualmente em abril, além de iniciativas como : o Bazar Virtual, o Calendário da Inclusão, a venda de rifas, brinquedos na Feira da Criatividade e campanhas de doação em datas comemorativas, como a Páscoa e o Dia das Crianças. Todas essas ações são amplamente divulgadas nas redes sociais da APEIG, no Facebook e Instagram, para alcançar um público ainda maior.
Os encontros e eventos da APEIG acontecem na Igreja Evangélica Fé para Todos, que se tornou um ponto de apoio essencial para os “Amigos da Causa”, pessoas que, se sensibilizam com o trabalho da associação e se unem para fortalecer a rede de solidariedade.
Além disso, a APEIG desempenha um papel importante como associação sinalizadora, promovendo um movimento de conscientização tanto entre os pais, quanto para sociedade em geral. A associação atua como um canal que identifica as necessidades dos autistas no sistema e encaminha as demandas dos pais para os setores responsáveis da Prefeitura.
Com a inauguração da nova sede, a APEIG reforça seu compromisso de apoiar cada vez mais famílias e de contribuir para a inclusão e conscientização na cidade.