Abril verde: Iguaba Grande realiza capacitação com servidores da secretaria de Saúde

O evento em referência ao Abril verde é uma realização do departamento de Vigilância em Saúde em parceria com Centro Referência da baixada litorânea.

O departamento de Vigilância em Saúde de Iguaba Grande, em parceria com Centro Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da baixada litorânea, realizou nesta quinta-feira (28) o curso de capacitação e prevenção contra acidentes do trabalho para servidores municipais.

Na ocasião, foram apresentados à equipe multidisciplinar de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conteúdos programáticos como: Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), acidente de trabalho e notificações de acidente de trabalho do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

“É muito importante que o trabalhador conheça seus direitos e deveres em casos de acidentes de trabalho, assim como, os profissionais da área da saúde devem estar capacitados para orientar os servidores quando necessário”. Explicou o diretor da Vigilância em Saúde de Iguaba, Paulo José da Costa.

O evento comemora, também, o Abril Verde, mês direcionado às campanhas educativas nacionais que abordem a prevenção de acidentes de trabalho.

Para a coordenadora de Saúde do Trabalhador, Kátia Rodrigues, “esse evento é muito importante para levarmos saúde de prevenção e orientação, principalmente, para os profissionais que atuam na emergência municipal. Estamos desenvolvendo ações e trabalhos visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista no que tange à Segurança e Saúde do trabalhador brasileiro”. Afirmou Kátia.

“Parabenizo toda equipe da Vigilância em Saúde pelo brilhante trabalho em prol da população e dos servidores. Nosso objetivo é diminuir os registros de acidentes de trabalho, conscientizando a todos sobre a importância da saúde corretiva e preventiva”. Afirmou o secretário de Saúde, Valdecir Júnior.

Sobre o Abril Verde

A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005 — Onde fica instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

Nesta data, em 1969, aconteceu uma explosão em uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia — Estados Unidos. Culminando na morte de 78 trabalhadores, o episódio é um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.