42 mulheres são atendidas no primeiro dia de ações referentes ao Outubro Rosa

No mês em que é realizado o movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama, a secretaria de Saúde (SMS), no primeiro dia de ações durante quarta edição da Feirinha Criatividades da Terra, realizou o atendimento a 42 mulheres, que apresentavam sintomas, destas 38 receberam o primeiro diagnóstico e foram encaminhadas para suas UBS’s de referência e quatro apresentavam laudos alterados e começaram o tratamento imediato.

Além dos diagnósticos, um estande foi montado com diversos serviços a população, entre eles foram realizadas orientações sobre cânceres de mama, colo do útero, ovário e sobre os métodos contraceptivos, além da realização de encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para realização de exames preventivos.

A coordenadora de Atenção Básica, Chintia Priscila Assis, explicou sobre a importância da campanha do Outubro Rosa e a detecção precoce dos cânceres de mama, de colo do útero e de ovário, “o exame preventivo anual pode detectar sinais ou sintomas em estágio inicial, tendo uma maior chance de cura. é importante também dizer que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), do nosso município, ofertam a assistência e serviços de saúde da mulher.”

Calendário de ações do Outubro Rosa

Além das ações durante a Feirinha Criatividades da Terra, um calendário de programações foi preparado com ações durante todo o mês de outubro. Nesta quarta-feira (06), todas as Unidades Básicas de Saúde estão realizando palestras, exames clínicos da mama e encaminhando pedidos de  mamografias.

No dia 14 de outubro, a partir das 9h, o ônibus da saúde estará no pátio da prefeitura municipal realizando coleta de preventivo, avaliação clínica e orientação para servidoras públicas. No dia 16 será realizado o “dia D” com uma campanha de coleta de preventivo, que poderá ser agendada nas Unidades Básicas de Saúde através do Agente Comunitário.

Finalizando as ações do Outubro Rosa, no dia 23  acontecerá uma caminhada contra o câncer de mama, “Caminhando juntos pela vida somos mais fortes”, a partir das 8h30, com saída da Prefeitura de Iguaba.