Dia: 5 de junho de 2021

Primeira rua Pavimentada com Blocos sextavados é entregue a população de Iguaba Grande

Após muito trabalho e dedicação, enfim chegou o grande dia!
Em comemoração ao 26º aniversário de Iguaba Grande a secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos (SEOUSP), na última sexta-feira (04), entregou a população a primeira rua pavimentada com blocos sextavados confeccionados com mão de obra própria.
A rua Viseu fica localizada no bairro São Miguel e possui 300 metros de comprimento.
Segundo o secretário da SEOUSP, Ronen Antunes, ” estamos pensando nesse tipo de pavimentação para várias ruas da cidade. Uma pavimentação drenante, ou seja, ecologicamente correta, é feita com sextavado, que tem 8cm de espessura, 30cm na sua dimensão e pega aproximadamente 11 peças e meia por metro quadrado. Todo esse material foi confeccionado por nossos profissionais lá na nossa fábrica de artefatos” – esclareceu Ronen.
O secretário ainda conclui que , “nós fizemos o ensaio de compressão, que serve para verificar o quanto de carga ele suporta. Nós levamos essas peças daqui e levamos mais duas peças de outros fabricantes da região e nossas peças ainda foram superiores, inicialmente nós trouxemos uma equipe para poder treinar os nossos profissionais e hoje nós já temos profissionais calceteiros capacitados para calçar mais ruas da cidade de Iguaba Grande”.
Lembrando que a inauguração ocorreu dentro de todos os protocolos de segurança contra a Covid 19.
Além da pavimentação realizada com 24.150 blocos sextavados, a via recebeu serviços como: drenagem, meio fio, caixa de rola e tampas de bueiro.

Prédio da SEMOP oferece diversos serviços a população

O prédio em que está situada a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública, localizado na Av. Paulino Rodrigues de Souza, nº 2497-Centro, também funciona com outros setores, que atendem a população diariamente no município.

Confira todos os setores do primeiro andar e como funcionam :

#Agência dos Correios, atualmente funcionando das 9 às 13 horas.
# Diretoria de Trânsito e Transportes (DIRETRAN), onde são realizados: avaliação de fluxo de veículos, colocação de placas de sinalização, entrega dos cartões para estacionamento de idoso e de deficientes físicos. Além do setor ser responsável pela fiscalização dos transportes públicos, como táxi e veículos, que fazem o trajeto Centro- Sapeatiba Mirim e Centro-Arrastão das Pedras.
Dentro deste mesmo setor, a Secretaria Municipal de Ordem Pública montou um projeto de achados e perdidos. Em que qualquer pessoa que ache documentos de identificação, cartões de créditos e similares possa entregar no setor, e quem perdeu tenha a oportunidade de encontrar.
#Posto avançado do DETRAN, onde são feitos serviços de auxílio a documentação de veículos ; transferência de proprietário do veículo, vistoria itinerante, entre outros. Devido a pandemia, o funcionamento destes serviços mencionados está suspenso.
Atualmente o setor está funcionando apenas com a entrega de identidades. Portanto não está fazendo novas carteiras de identidade.
No segundo andar , o prédio tem :
# Parte administrativa da SEMOP e também o gabinete do subsecretário de Ordem Pública, Jorge Escada.
# Emissão de guia de I.P.T.U, que estão em dia.
# Fiscalização de Posturas, que atende aos interessados em abrir comércio ambulante.
O departamento de posturas, que tem por objetivo principal fazer valer o Código de Posturas nº 011 de 1998, também é responsável por : fazer cumprir os decretos municipais quanto a pandemia; vistoria de terrenos , comércios, imóveis, e também a fiscalização de feiras.
Vale lembrar que a pessoa interessada em conquistar um ponto ambulante no município deverá ir até o prédio da guarda, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com a seguinte documentação : documento de identidade , C.P.F., comprovante de residência , foto referente ao que foi pedido e título de eleitor.

Iguaba Grande ganha mais um espaço para produtivas ações do meio ambiente

Hoje 05 de junho (sábado), data em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente convidamos a vocês a refletir sobre o assunto. Durante muitos anos encaramos a natureza como fonte de riqueza inesgotável, bastava explorar. Hoje pagamos o preço dessas atitudes, seja por falta de informação ou desrespeito. É certo que os recursos naturais estão cada vez mais raros e mudar essa situação será um desafio.
Por esse motivo no último dia 02 (quarta-feira), a secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) inaugurou o Espaço Externo de Educação Ambiental, como parte da programação sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo o secretário da SEMMA, Vinícius Lavalle, “o espaço será voltado para a prática da jardinagem, da compostagem, do plantio de mudas, da valorização da fauna do nosso município, da ecopedagogia, e da valorização dos corpos hídricos de Iguaba Grande”.
Na ocasião estavam o Prefeito Vantoil Martins, o Secretário de Meio Ambiente Vinícius Lavalle, o Sub Secretário Pastor Mauro, vereadores Paulo Rito, Luciano Silva e Adriano Mairink, além de convidados como o ex Prefeito Rodolfo Pedrosa e seu filho Rodolfinho.