A Primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente de Iguaba Grande, que aconteceu na última terça-feira (10), no auditório da Prefeitura, sendo presidida pelo Subsecretário de Meio Ambiente, Caio Pedrosa, contou com a presença de 35 participantes entre munícipes e palestrantes e teve como tema central “Emergência Climática”.
O tema principal foi dividido em cinco eixos, apresentados para os participantes por meio de palestras de especialistas em cada tema. Os palestrantes foram: Prof. Eduardo Pimenta (Mitigação), Prof. Osni Guaiano (Adaptação e Preparo para Desastres), os representantes da Prolagos, Aline Araújo e equipe (Transformações Ecológicas), Prof.ª Elizabeth Franco (Justiça Climática), Jorgino Fabiano (Governança) e Paloma Árias (Educação Ambiental).
As palestras serviram como plano de fundo para os estudos e debates entre os participantes, que discutiram os possíveis impactos no município de Iguaba Grande. A partir dessa dinâmica, foram definidas 10 propostas de lei, sendo duas referentes a cada eixo trabalhado. Dentre as propostas criadas, está o “Selo Verde”, que visa contemplar os comércios locais que apresentam propostas sustentáveis, como o uso de energia limpa, dentre outras ações. O projeto propõe benefícios aos comerciantes participantes, com descontos em impostos, entre outros.
Ainda na conferência, foi realizada a eleição para delegado titular e suplente que irão representar o município na conferência estadual e, posteriormente, na conferência nacional, em Brasília. Foi eleito como delegado titular, Vinícius Melo, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e como delegada suplente, Thaís Guimarães, representante da AMABU – Associação de Moradores do Bairro União.
O próximo passo, será a Conferência Estadual, na qual o delegado titular e/ou delegada suplente apresentarão as dez propostas elaboradas na conferência municipal. As propostas com maior potencial, poderão se tornar leis nacionais.