Pular para o conteúdo

Saúde começa a campanha Janeiro Roxo: mês de enfrentamento à hanseníase

A campanha começou com palestra,na Cidade do Idoso, e por todo o mês realizará Salas de Espera nas UBSs

O Janeiro Roxo, mês de enfrentamento da hanseníase, começou nesta terça-feira (15), na secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável (SEPIES), localizada na Cidade do Idoso. Para abrir a programação, houve a Palestra “Hanseníase – Janeiro Roxo e câncer de pele”, com a Drª Bianca Guaraldi, Dermatologista do Programa Municipal de Controle de Tuberculose e Hanseníase, que apresentou aos cerca de 50 idosos presentes diversos assuntos, além de abrir espaço para responder perguntas e tirar dúvidas. 

O objetivo da palestra foi orientar os idosos quanto ao uso de filtro solar, a análise constante da pele na busca por pequenas manchas ou feridas, além de desmascarar o preconceito em torno do tema. Durante a palestra, foi falado amplamente sobre o diagnóstico precoce que é fundamental para a eficácia do tratamento. Portanto fique atento à alteração, diminuição, perda total ou parcial da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, já que isso  pode, inclusive, acarretar incapacidades permanentes.

Estiveram presentes no  evento a secretária de Saúde, Karin Netto, o secretário da Pessoa  Idosa e Envelhecimento Saudável (SEPIES), Paulo Rito, o Diretor da Vigilância em Saúde, Paulo José, a Diretora da Atenção Básica, Mariana Porto, a Coordenadora do Programa, Priscila Araújo, a Fisioterapeuta do Programa, Elaine Aguiar, a Coordenadora da Epidemiologia, Maristella Trotta e a Coordenadora da Doenças e agravos não transmissíveis (DANT),Tayara Verônica Oliveira

As ações continuarão ao longo do mês. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promoverão um bate-papo (Salas de Espera) para trazer à população informações sobre a doença, além de orientar que cada um de nós deve fazer a sua parte e estar atento ao nosso corpo, procurando orientação médica em caso de sinais e sintomas suspeitos. 

Segue a programação completa com os locais e horários:

16/01 – UBS Vila Nova, às 08h30;

17/01 – UBS Centro, às 14h; 

20/01 – UBS Centro, às 14h;

22/01 – UBS Iguaba Pequena, às 8h30;

23/01 – UBS Ubás, às 9h;

28/01 – UBS Sapeatiba Mirim, às 9h;

28/01 – UBS Nova Iguaba, às 9h; e

29/01 – UBS Pedreira, às 8h30.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENCONTRE AQUI O CEP DA SUA RUA