Quase 12 toneladas de perumbeba foram pescadas em Iguaba

Pescadores alcançam a marca histórica em fevereiro depois de 30 anos sem essa conquista

O mar está para peixe sim! Neste mês de fevereiro, pescadores do município têm alcançado, em muitas noites, grandes mantas de peixes da espécie perumbeba, que vem abastecendo o município, o CEASA do Rio de Janeiro e também outros estados como Ceará e Rio Grande de Norte. A quantidade histórica chegou ao peso de quase 12 toneladas de peixes.

Segundo o pescador, José Ribamar Alves, mais conhecido como ‘Zé preto’ foram 20 pescadores envolvidos naquela noite e mais de 10 viagens de carro para escoamento do peixe. “É um sinal de que a lagoa renasceu. Todo mês estamos pescando diariamente uma média de 800 kg a 1.000 kg de peixe como tainha, carapeba e perumbeba. Devido a lagoa estar mais limpa, também tem aparecido carapicu e robalo”, comenta o pescador.

Nos últimos tempos, com a melhora na qualidade da água, tem se observado o retorno de várias espécies que migram do mar em direção a lagoa. Segundo o pescador e presidente da Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, Cícero Wanderley Neto, há trinta anos Iguaba Grande nunca havia pescado tamanha quantidade dessa espécie.

“A perumbeba é um peixe misterioso, mas, pela primeira vez, ele somou essa quantidade em nossa lagoa de forma histórica. Isso ocorreu pelo fato da água estar bem mais limpa e também porque o IBAMA tem removido os ganchos na Ponta do Ambrósio para pesca de peixes”, esclareceu Cícero.