Pular para o conteúdo

Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Gradiente em CSS

Prefeitura de Iguaba Grande promove Semana do Idoso a partir desta quarta (1º)

A iniciativa reúne uma programação diversificada, com atividades culturais, educativas e de promoção à saúde voltadas para o público idoso

Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável (Sepies), promove de 1º a 8 de outubro, a Semana do Idoso. A iniciativa reúne uma programação diversificada, com atividades culturais, educativas e de promoção à saúde voltadas para o público idoso.

A abertura oficial será na quarta-feira (1º), com um grande café da manhã, uma ação conjunta da Sepies com o Centro Geriátrico. O dia segue com um aulão de Charme, a partir das 9h, com o professor Gabriel Gomes.

Nos dias 2 e 3 será realizada uma gincana recreativa com a participação dos usuários do equipamento.

A programação será retomada na segunda-feira (6) com uma sessão de cinema na Apierj, às 9h, com a exibição do filme “Um Senhor Estagiário”. Na terça-feira (7), será realizado um piquenique na Ponta da Farinha, um dos pontos turísticos mais visitados de Iguaba Grande, proporcionando um momento de lazer e contato com a natureza.

O encerramento da Semana do Idoso acontece na quarta-feira (8), com a inauguração do novo auditório da Secretaria, às 9h30. A cerimônia contará com a presença da Sra. Lícia Matesco, superintendente da Pessoa Idosa do Estado do Rio de Janeiro, além de autoridades locais.

Dia Mundial do Idoso
O Dia Mundial do Idoso é celebrado em 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de chamar a atenção para as questões relacionadas ao envelhecimento e à necessidade de garantir qualidade de vida, dignidade e direitos para a população idosa.

A data também representa um momento de reflexão sobre a importância de valorizar e respeitar as pessoas idosas, reconhecendo sua contribuição para a sociedade. É uma oportunidade de promover a conscientização social acerca dos desafios, que envolvem o envelhecimento e de reforçar o combate ao preconceito etário (idadismo), ainda presente em muitos contextos. Além disso, destaca-se a necessidade de fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas à saúde, ao bem-estar, à inclusão social e à proteção da população idosa, assegurando mais dignidade e qualidade de vida a esse público.

O Brasil é um dos países que mais envelhece no mundo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, tornando ainda mais urgente a criação de estratégias que assegurem os direitos da pessoa idosa.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *