Pular para o conteúdo

Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Gradiente em CSS

Outubro Rosa mobiliza Iguaba Grande com ações de conscientização

Campanha busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, Iguaba Grande se une à campanha Outubro Rosa, movimento internacional voltado para a conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa tem como objetivo informar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, reforçando que o acompanhamento em saúde aumenta as chances de cura e a qualidade de vida das mulheres.

A programação do Outubro Rosa no município conta com uma série de ações voltadas para a informação, promoção da saúde e mobilização da população. A abertura das atividades acontece no dia 11 de outubro, com um aulão de Ritbox, promovido pela secretaria de Turismo, a partir das 8h, na Praia do Popeye. A ação busca incentivar a prática de atividades físicas como fator importante para a saúde da mulher.

No dia 13 de outubro, a secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável (SEPEIS) e o Centro Geriátrico realizam uma sala de espera sobre o câncer de mama, voltada ao público da terceira idade. Já no dia 17 de outubro, haverá um momento de integração com palestra da mastologista Dra. Kesley, reforçando a importância do diagnóstico precoce. A tradicional caminhada na orla, promovida pela SEPEIS, acontecerá no dia 21 de outubro, em alusão ao Outubro Rosa, reunindo participantes em um ato simbólico de apoio à causa.

No dia 23 de outubro, a secretaria de Turismo, por meio da Academia Popular, realizará mais uma caminhada com a participação das alunas, fortalecendo a mobilização social em torno do tema. No dia 24 de outubro, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança (Materno-Infantil) promoverá uma grande mobilização com palestras educativas, distribuição de brindes e outras atividades especiais.

As ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terão início no dia 27 de outubro, organizadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. A programação inclui palestras em salas de espera conduzidas por enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde, distribuição de materiais informativos, além do incentivo à realização de mamografias e exames preventivos para mulheres de 50 a 69 anos. As recepções das UBS’s também receberão decoração temática, em referência ao laço rosa, símbolo da campanha.

No dia 28 de outubro, a Academia da Saúde, em parceria com a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica, promoverá a ação “Outubro Cor de Rosa”. O evento contará com aulões de Alongamento, Pilates e Dança de Salão, conduzidos pela Profª Drª Heloisa Marques, Drª Tuyane Souza e o instrutor Marcelo Bonin. A expectativa é de reunir entre 80 e 100 alunos ao longo do dia. Durante o evento, também serão distribuídos folders informativos sobre prevenção do câncer de mama e realizados encaminhamentos para avaliação de tuberculose, hanseníase e tabagismo, por meio das coordenações PMCT‑Tabagismo/PMCT‑Tuberculose da Vigilância em Saúde. Brindes voltados à saúde da mulher também serão sorteados, oferecidos pela coordenadora da Academia da Saúde, Profª Drª Heloisa Marques (Fitoterapeuta).

Como parte da mobilização visual da campanha, o Mirante Dona Célia está iluminado de rosa durante todo o mês de outubro, simbolizando o apoio da cidade à causa e chamando a atenção da população para a importância da prevenção. Criada na década de 1990, a campanha Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa passou a ser distribuído em corridas e eventos de saúde, tornando-se símbolo mundial da luta contra a doença. Desde então, a mobilização se espalhou por diversos países, chamando a atenção para a importância do cuidado e da detecção precoce. No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres (excluindo câncer de pele não melanoma).

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 73 mil novos casos por ano até 2025. Quando diagnosticado em fase inicial, as chances de tratamento e cura aumentam consideravelmente, reforçando a relevância da campanha. Com uma agenda diversificada e voltada para diferentes públicos, o Outubro Rosa em Iguaba Grande reafirma o compromisso da Prefeitura com a saúde da mulher, promovendo informação, prevenção e cuidado como formas de proteger vidas.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *