O Novembro Azul, comemorado mundialmente no dia 17, é um movimento global ocorrido durante o mês de novembro no intuito de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em novembro de 2023, no Brasil, estimam-se que mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata serão registrados entre 2023 e 2025. A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca a importância de ações e mudanças de hábitos que contribuem para reduzir os fatores de risco, como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade e a realização de check up regular.
A campanha ganhou força no Brasil em 2011, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida e tem como símbolos, um bigode e a cor azul. Posteriormente, tornou-se um marco para a conscientização sobre a saúde integral do homem, reforçando a importância dos cuidados, não só para a prevenção do câncer de próstata, mas de doenças em geral, incentivando essa população a assumir a responsabilidade e o protagonismo de cuidar da própria saúde.
O Novembro Azul promovido em Iguaba Grande
A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, criou a Coordenação da Saúde do Homem e do Idoso. O programa da saúde do homem foi regulamentado pela portaria 3.562 de 12 de dezembro de 2021, visando promover a melhoria das condições de saúde da população masculina, por meio da atuação conjunta com diversos setores do município e assim garantir a promoção da saúde de servidores públicos e da população. Durante o ano de 2023, em parceria com outras coordenações, promoveu diversas ações pelo município visando levar informação, incentivo aos cuidados com a saúde e a agir de forma preventiva.
Para comemorar o Novembro Azul foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), na Praça Edyla Pinheiro, diversas ações para mobilizar os homens da cidade. “O envolvimento das coordenações é fundamental para um maior controle e organização de cada área. Estamos sempre visando cuidar da saúde do munícipe e assim conseguimos melhores resultados e levar mais informação para crianças, homens, mulheres e idosos”, explicou a coordenadora da saúde do homem e do idoso, Vanessa dos Santos.
Estiveram presentes ao evento, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Saúde bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Coordenação de Imunização, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCAA), além de consulta clínica, com o Dr Thales Spínola Rodrigues, para a solicitação de exames para risco cirúrgico para cirurgia de vasectomia e pedido de exame de PSA.
Foram realizados testes rápidos de diagnóstico (TRD) para detectar as doenças sexualmente transmissíveis: Sífilis, HIV, Hepatite B e C, vacinação, orientação sobre nutrição e saúde bucal, auriculoterapia, aferição de pressão e taxa de glicose.
Como surgiu?
O Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos australianos, que combinaram de deixarem o bigode crescer, demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina. O Movember foi um grande movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem
O termo é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa “novembro”. A campanha, que começou durante apenas um dia, se estendeu por todo o mês, com o objetivo de conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do autoexame e tratamento, especialmente do câncer da próstata.