ouvidoria@iguaba.rj.gov.br

Natureza

A terra encantada das aves, borboletas e animais marinhos

A Nossa Natureza

Você sabe o que é Geologia? Bom, Geologia é uma ciência natural que estuda a Terra. “geo” significa terra, e “logia” é estudo ou ciência.

Mas você conhece a geologia da sua cidade? Iguaba Grande é rica em natureza. Por aqui existe a maior Laguna hipersalina do mundo, campos elevados que forma um verdadeiro tapete verde, e a Ponta da Farinha, um local repleto de animais importantes para o Meio Ambiente. Nessa região, em específico, é encontrado aves raras,local excelente para birdwatching (esporte de visualização e registro de aves em vida livre), borboletas em extinção, além de espécies novas de serpentes e sapos. Por lá, também é encontrado Orquídeas raras, Bromélias, entre outras plantas charmosas e coloridas.

O turismo de visualização de aves tem atraído pessoas do mundo inteiro para cá. Os fotógrafos de aves encontram por aqui o Formigueiro do Litoral, que é uma relíquia em forma de pássaro. Ele é encontrado apenas em restingas da Região, e por algum motivo, uns exemplares da ave faz morada na Ponta da Farinha. O Trinta-réis-real também faz parte da lista de aves raras de Iguaba. Esse é uma ave migratório, vem a ‘’passeio’’, portanto, se quiser vê-lo por ai, vai precisar de uma programação especial.  O Trinta-réis-real lembra uma Gaivota, alimenta-se de peixes, e costuma voar muito alto. Outro ‘’turista’’ dos ares é o Tangará Peruviana, que costuma passar por aqui em outubro. Suas cores vibrantes são de tirar o fôlego, viu?E por falar em cores deslumbrantes, o Tiê-sangue, símbolo da Mata-Atlântica,é um bio indicador de local preservado, e é facilmente encontrado nas nossas matas.

Mas nem só de aves vive uma boa fauna. Na região, é encontrada a primeira borboleta ameaçada de extinção: a ParidesAscanius, mais conhecida como borboleta da praia, ou borboleta- da-restinga, que em quanto lagarta,possui substâncias tóxicas que só a tornam perigosa para alguns predadores, por isso ela é vista tranquilamente voando entre as aves.

Por aqui acontece o fenômeno da ressurgência, que faz com que o clima fique mais seco que o comum,o que dá origem ao nome “Costa do Sol”. O fenômeno também explica a vegetação diferenciada: Mata Atlântica, restinga e caatinga. A Laguna também possui muitos peixes e camarões, além de ser considerada uma das melhores raias do mundo para esportes náuticos.

A terra encantada dos animais silvestres está a um passo de nós. Bem debaixo dos nossos pés. Preservem a natureza, cuidem nos nossos animais, e aproveitem a vista!

 
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fale com a Secretaria de Meio Ambiente

Preencha o formulário para mandar uma mensagem para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

© 2019 Secretaria Municipal de Controle Geral. Todos os direitos reservados.

Skip to content