Pular para o conteúdo

Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Gradiente em CSS

Maio Laranja: Proteja a Infância, Faça Bonito

Campanha reforça a importância da prevenção, denúncia e acolhimento diante do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos inicia, na próxima semana, as atividades da campanha Faça Bonito, em referência ao Maio Laranja — mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Maio Laranja foi criado para dar visibilidade a uma causa urgente e sensível: proteger meninos e meninas contra todas as formas de violência sexual. A data central do mês, 18 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em memória de um crime bárbaro ocorrido em 1973, que tirou a vida da menina Araceli Cabrera Sanches, aos 8 anos, em Vitória (ES). O crime chocou o país e, até hoje, representa a luta por justiça, proteção e direitos para todas as crianças.

Durante todo o mês, as equipes do CRAS e do CREAS vêm promovendo ações de sensibilização junto à comunidade, com a entrega de panfletos informativos, visitas domiciliares, rodas de conversa e atividades nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é um só: informar, acolher e proteger.

Na próxima quarta-feira (21), o CRAS Adilson Lessa receberá uma atividade especial com as crianças de 7 a 10 anos atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos turnos da manhã e da tarde. No mesmo dia, às 14h, o CRAS Maria Oneida promove uma roda de conversa aberta à comunidade, abordando a importância da prevenção e do cuidado com nossas crianças.

O encerramento da campanha será no dia 30 de maio, com uma grande panfletagem na praça lateral ao CRAS Apolo Belizário, às 9h e às 14h, convidando a população a refletir e agir em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Infelizmente, os dados ainda são alarmantes. A cada hora, pelo menos quatro crianças de até 5 anos são abusadas no Brasil. A campanha “Faça Bonito” e o movimento Maio Laranja vêm para reforçar a importância de identificar os sinais de violência, acolher as vítimas e responsabilizar os agressores. Mais do que nunca, é preciso ouvir, acreditar e agir.

Como denunciar?

Se você suspeita, presenciou ou tem conhecimento de alguma situação de violação de direitos contra crianças e adolescentes, não se cale. Denunciar é um ato de proteção e responsabilidade. Você pode procurar:

  • Disque 100 (ligação gratuita e sigilosa);
  • Conselho Tutelar mais próximo;
  • Polícia Civil ou delegacias especializadas;
  • Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal;
  • Em casos de crimes virtuais, acesse: new.safernet.org.br/denuncie.

Proteger é um dever de todos.
Faça bonito. Cuide. Denuncie. Transforme.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

evento adventure day iguaba 2025

17 e 18 de Maio

Venha se divertir com a melhor aventura da sua vida no Mirante de Iguaba Grande. Traga toda família!