A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha de Resgate contra o HPV, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre meninos e meninas de 9 a 19 anos, que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 9h às 17h, e é gratuita.
A ação integra a estratégia nacional do Ministério da Saúde para resgatar adolescentes , que ainda não se vacinaram, já que, a partir de 2025, a faixa etária contemplada foi ampliada para jovens até 19 anos. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, reduzindo o risco de transmissão do vírus e prevenindo complicações graves.
O HPV (Papilomavírus Humano) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo e está diretamente ligado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe, além de verrugas genitais. A vacina é segura, eficaz e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais formas de prevenção.
No Brasil, a imunização contra o HPV é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, desde 2024, a aplicação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos passou a ser em dose única, facilitando a adesão. Para jovens de 15 a 19 anos, a campanha atual oferece a oportunidade de iniciar o esquema vacinal e garantir a proteção.
Em Iguaba Grande, a secretaria de Saúde reforça a importância de pais e responsáveis levarem seus filhos para a vacinação, munidos de documento de identidade, cartão do SUS e carteira de vacinação. A medida é essencial para proteger a saúde individual e coletiva, prevenindo doenças e salvando vidas.