Diante da relevância do debate sobre a violência doméstica contra a mulher, a Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, implantou em fevereiro de 2023 o Setor de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa nasceu com a missão de articular políticas intersetoriais, desenvolver ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar, promover a autonomia econômica e garantir direitos voltados ao cuidado e ao fortalecimento da mulher.
Desde sua criação, o setor se consolidou como um pilar de transformação social no município, promovendo ações que valorizam e ampliam a participação feminina em diversos espaços. Entre as principais iniciativas estão encontros e exposições com mulheres empreendedoras, campanhas de conscientização, eventos culturais e atividades de formação, sempre colocando a mulher como protagonista.
O setor também estruturou um fluxo de acolhimento e atendimento a vítimas de violência, assegurando apoio rápido, humano e eficiente. Essa rede conta com a parceria direta dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), da segurança pública, da saúde, da educação, do Conselho Tutelar e da sociedade civil, ampliando o alcance e a efetividade das políticas públicas.
Em janeiro de 2024, a equipe participou de uma capacitação online oferecida pela Secretaria de Estado da Mulher/RJ, voltada para a campanha “Não é Não! Respeite a Decisão”, preparatória para o Carnaval e outros grandes eventos. Entre as ações de destaque estão a reunião com mulheres empreendedoras, a primeira exposição de empreendedoras no Mirante Dona Célia, a campanha de conscientização realizada na orla durante o Carnaval e o evento na Praça Edila Pinheiro, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, em parceria com o programa estadual “Empoderadas”.
A atuação do Setor de Políticas Públicas para Mulheres é pautada por princípios de diversidade, contemplando aspectos raciais, étnicos, geracionais, de orientação sexual e de deficiência. O objetivo é combater a discriminação, reduzir desigualdades e criar oportunidades para que,cada mulher tenha autonomia sobre seu futuro, além de contribuir para a formulação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Vinculado diretamente ao gabinete da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o setor participa ativamente da definição de estratégias, articulações e fluxos de atendimento, que assegurem acolhimento e acompanhamento de qualidade.
O Setor de Políticas para Mulheres reforça que, em casos de violência ou discriminação, a vítima deve procurar a rede de atendimento ou denunciar pelo telefone 180. Com o compromisso de estar sempre ao lado de cada mulher, a equipe reafirma seu propósito de garantir direitos, promover igualdade e fortalecer a autonomia feminina.