A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realiza no sábado (27) o Dia D da Vacinação Antirrábica de cães e gatos. A ação gratuita acontece das 9h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Reabilitação João Clímaco e na Lagoa do Bulcão, com a meta de imunizar cerca de 5.000 animais, seguindo o novo método de cálculo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Podem receber a vacina cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade. Os tutores devem levar os animais com coleira e, no caso de grande porte ou comportamento agressivo, com uso de focinheira. Não devem ser vacinadas fêmeas gestantes ou em período de amamentação, nem animais debilitados ou que não estejam se alimentando.
A raiva é uma doença infecciosa viral com quase 100% de letalidade em humanos não tratados. A transmissão ocorre principalmente por mordedura, arranhadura ou lambedura de animais contaminados, já que o vírus se concentra em grande quantidade na saliva. Em cães e gatos, os sintomas podem surgir entre 10 a 60 dias após o contato, incluindo mudanças de comportamento, agressividade, medo, apatia, ansiedade e até demência.
A vacinação anual de cães e gatos é a principal estratégia para interromper a transmissão da raiva, no ciclo urbano e proteger tanto os animais quanto a população. A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, coordenada pelo Ministério da Saúde, acontece todos os anos entre agosto a novembro e utiliza vacinas registradas e aprovadas, pelos órgãos de controle sanitário, formando um cinturão imunológico que protege áreas urbanas e rurais.
Em caso de agressão por animal, a orientação é procurar atendimento médico imediato e, se possível, manter o animal agressor sob observação por dez dias.
Locais de vacinação em Iguaba Grande: UBS Iguaba Pequena, UBS Pedreira, UBS Centro, UBS Boa Vista, UBS Vila Nova, UBS Sapeatiba Mirim, UBS Cidade Nova, Centro de Reabilitação João Clímaco (Canellas City) e Lagoa do Bulcão.