A educação profissional abre portas para aqueles que buscam mudar de vida. É através de cursos e capacitações que se torna possível entrar no mercado de trabalho e dar o primeiro passo, empreender. E, para isto, a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, junto a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, criou o Centro de Capacitação Lahylton Cézar Santana Neves.
Em 2021, o local foi inaugurado. A proposta inicial foi lançar diversos workshops para população iguabense, de forma gratuita com profissionais da área, garantindo todo o material necessário aos participantes. Algumas das modalidades foram: confecção de bolsas, artesanato, silk screen (estamparia), padaria, confeitaria e outros.
No ano seguinte, foram lançados os cursos com 6 meses de duração, ao todo foram 90 formandos entre os cursos de: panificação, confeitaria, corte e costura, entalhe em madeira e manicure. Mas, desde a inauguração já foram profissionalizadas mais de 150 moradores.
O objetivo da criação do local é capacitar os munícipes a trabalharem de forma autônoma, com formas de gerar renda ou um alternativa de renda extra. Atualmente, mais de 100 mulheres estão matriculadas, muitas delas são mães que chefiam o lar e, ainda sim, buscam uma formação para aprimorarem seus conhecimentos.
“Eu participei da primeira turma do workshop de bolsas e aprendi muito! Eu já cheguei com uma noção básica de costura, mas foi com a professora que aprendi o verdadeiro pulo do gato! A gente pesquisa muita coisa pelo youtube, mas é outra coisa ter uma professora explicando e nos passando as técnicas.” Disse, Elizabeth Andrade, ex-aluna do Centro de Capacitação.
Elizabeth era recém moradora de Iguaba Grande e estava em busca de uma nova fonte de renda, foi através dos ensinamentos do Centro de Capacitação que ganhou coragem e se inspirou a iniciar o próprio empreendimento. Após o curso, ela e uma amiga se juntaram e inauguraram a loja “Soul Lagos”, que vende lembranças personalizadas, localizada no centro da cidade.
“Eu pensei, quer saber? vou meter a cara com o que eu aprendi e vou abrir a loja! Hoje já tenho 1 ano de funcionamento, é com essa loja que eu me mantenho aqui, eu vivo disso.” Completou, Elizabeth.
O Centro de Capacitação não garantiu apenas as aulas práticas de diversas modalidades, em 2022, a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda concretizou uma parceria com o Sebrae-RJ, que realizou através de seus consultores realizou durante 1 mês a fase teórica que proporcionou conhecimento sobre o mercado de trabalho, com conteúdos voltados para o empreendedorismo, aplicando técnicas para a abertura do próprio negócio.
Dona Jurema já havia tido experiência com venda de bolos antes de participar do curso de confeitaria, mas já estava desatualizada, por ter se afastado do ramo. Atualmente, realiza em sua casa a produção de bolos e salgados para seu negócio “Bolos da Juju”, sendo uma profissional autônoma e enfrentando diversos desafios para empreender. Segundo ela, a parceria do Centro de Capacitação com o Sebrae-RJ foi essencial para garantir os ensinamentos sobre empreendedorismo.
“A dinâmica do curso com o Sebrae foi muito importante para mim, como a pessoa se portar, se pronunciar. Foi uma forma de incentivar os alunos a saírem dali já atuando no seu próprio negócio, como no meu caso. Além das técnicas de confeitaria que me aperfeiçoaram como profissional” Disse, Dona Jurema.
Para a secretária, Cláudia Souza, esta é uma oportunidade de garantir uma alternativa de renda para iguabenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “Nosso governo acredita que é dando oportunidades que podemos mudar a realidade das pessoas. Nossa intenção é gerar empreendedores, que através do nosso curso irão desenvolver sua própria geração de renda.” Declarou a secretária.
Kassiane Costa, que já trabalhava com confeitaria como renda principal, teve uma experiência negativa ao contratar um curso na região e estava insegura para iniciar no ramo. Com a abertura do curso ela viu a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas.
Kassiane se tornou uma empreendedora, vende bolos decorados de diversos sabores e outros doces, através da sua empresa “Meu doce universo”. “Eu adorei o curso porque a professora fazia de tudo para passar todas as informações para nós. Eu não saía de lá sem aprender tudo o que ela se propôs a ensinar. Eu aprendi muita coisa.” Disse a ex-aluna.
Atualmente, o Centro de Capacitação funciona de segunda à sexta, de 8h às 17h, na rua Flamboyant s/n° – Vila Nova.