A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inicia sua programação especial em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa é conduzida pelo setor de Políticas Públicas para Mulheres e propõe uma série de atividades voltadas ao diálogo, acolhimento, informação e empoderamento feminino.
A programação começa nesta terça-feira (05), às 13h, no CRAS Apollo Belizário, com uma roda de conversa do Programa Empoderadas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Participarão do encontro a psicóloga Presciliana Vital, a advogada Julie Christie e a professora de técnicas de prevenção e desvencilhamento Camila Azevedo.
Após o debate, haverá uma ação de beleza voltada às mulheres participantes, um gesto simbólico de cuidado e valorização.
No dia 15/08, às 14h, na Casa da Cultura, será realizada uma roda de conversa sobre os livros “Violências: Conceitos, Experiências e Perspectivas Interdisciplinares” e “Diálogos na Política de Assistência Social”, com a coordenadora do CREAS, Lívia Guimarães, e as convidadas Ludmila Roque e Luciana de Oliveira.
No dia 21, a equipe do setor realizará uma panfletagem na feira livre da cidade, a partir das 9h, reforçando a importância do combate à violência contra a mulher em todos os espaços. À tarde, às 13h, no CRAS Maria Oneida, será realizada uma palestra com a participação de advogadas da 62ª Subseção da OAB Iguaba Grande: Dr.ª Elisangela Ottoni, Dr.ª Juliana Barreto e Dr.ª Amanda Sekiguchi, que abordarão temas jurídicos fundamentais relacionados à proteção feminina. A enfermeira Laura Monteiro também irá participar, trazendo uma importante fala sobre a saúde da mulher.
A tradicional Caminhada do Agosto Lilás acontecerá nos dia 27, com concentração às 9h em frente ao Colégio Francisco de Paula Paranhos e saída prevista para às 10h. O trajeto seguirá até a Praça Edyla Pinheiro com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, reforçando a luta pelo respeito, pela liberdade e pela vida.
Encerrando a programação, no dia 29 de agosto, às 18h, será exibido o filme “Ângela”, na Casa de Cultura (Tamarineira). A exibição trará à tona o emblemático caso de feminicídio de Ângela Diniz, ocorrido nos anos 1970, em Búzios. O filme servirá como ponto de reflexão sobre as raízes estruturais da violência doméstica e a importância de romper o silêncio.
Mais do que um mês de ações, o Agosto Lilás é um chamado à empatia, à informação e ao compromisso coletivo, para que nenhuma mulher precise enfrentar sozinha situações de violência.