Prefeito faz defesa de Projeto para alteração da Lei Orçamentária Anual na Câmara de Iguaba Grande

O prefeito Vantoil Martins esteve na noite desta quinta-feira (19), na Câmara de vereadores de Iguaba Grande para apresentar e defender o Projeto de lei que abre crédito suplementar ao Orçamento Anual da cidade.

O projeto recompõe as despesas primárias do município adicionando os recursos provenientes do aumento dos Royalties de Petróleo que o município passou a receber em julho.

Para o prefeito Vantoil Martins, é muito importante estar com todo o planejamento orçamentário em dia para poder trazer mais desenvolvimento para Iguaba Grande.

“O nosso compromisso com a população de Iguaba Grande passa por seguir todos os detalhes que a Lei manda para podermos trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. A partir de agora, poderemos utilizar a receita dos royalties para continuarmos o projeto de uma Iguaba Grande para todos. ” Disse Vantoil.

O projeto foi aprovado na Câmara por unanimidade e agora segue para a sanção do executivo.

O que é a Lei Orçamentária Anual – LOA

É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das secretarias. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem-feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo Plano Plurianual – PPA.

Prefeito de Iguaba Grande estuda a criação de um novo centro de lazer e Polo Gastronômico

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, recebeu nesta quinta-feira (19), representantes da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) para visita técnica na sede do posto da Polícia Rodoviária, que fica localizado na Rodovia Amaral Peixoto, a fim de remanejar a 4ª companhia da Polícia Rodoviária para uma nova área e utilizar o local como destinação turística.

O intuito é transformar o local em uma feira de artesanatos e um pólo gastronômico na beira da lagoa. Para o prefeito Vantoil Martins, o ponto é de interesse para ser mais um atrativo turístico de Iguaba. “A sede do posto da polícia rodoviária se encontra em uma localidade de interesse turístico do município. Pois é localizada na beira da rodovia, às margens da lagoa e temos aqui a Pedra da Salga, que é um local histórico”.  Declarou o prefeito.

De acordo com o Comandante da BPRV, Coronel Marco Andrade, essa visita está sendo de forma técnica e a proposta do município será levada para o canal estratégico da Corporação da Polícia Militar. “A PM quer ajudar as cidades, ajudar as pessoas, os munícipes para que a coisa realmente fique boa para todos, para a instituição e para a sociedade”. Afirmou o Coronel.

O Chefe da Assessoria Parlamentar da Secretaria de Estado da Polícia Militar, Coronel José Ramos, afirmou estar muito feliz pela recepção e disse estar muito otimista. “Iremos voltar agora para uma avaliação da nossa diretoria de engenharia. A ideia é sempre integrar com o município, ouvir a necessidade do município e colaborar para essa conjugação: município e a secretaria de Estado da Polícia. Nosso papel é esse, seguir em frente juntos. ” Pontuou o Coronel Ramos.

Realizaram a vistoria, juntamente ao Prefeito Vantoil Martins, o Comandante da 4° Cia da BPRv, Capitão Henry, o Comandante da BPRv, Coronel Marco Andrade, o Chefe da Assessoria Parlamentar da Secretaria de Estado da Polícia Militar, Coronel José Ramos, o Secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra, a Secretária de Turismo, Carla Valle, o Chefe de Gabinete e Secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio de Oliveira Costa e o vereador Marcelo Durão.

O município aguardará os trâmites burocráticos da Secretaria de Estado da Polícia Militar para apresentação do projeto.

Secretaria de Saúde disponibiliza transporte de pacientes em tratamentos fora do município

Os moradores de Iguaba Grande que necessitam de transporte para realização de consultas, exames ou tratamento médico em outros municípios, são atendidos pela Prefeitura, através da secretaria de Saúde, que oferece diariamente o serviço de transporte para pacientes que possuem consultas agendadas em locais distantes.

Atualmente 16 veículos fazem o deslocamento de cerca de 1.500 usuários ao mês que são levados para cidades como Niterói, Rio e Baixada Fluminense em busca de especialidades que não são oferecidas no município. Entre os veículos estão disponíveis dois micro-ônibus, quatro vans, sendo uma adaptada com rampa para cadeira de rodas, oito ambulâncias e dois carros de passeios.

“A chegada dos micro-ônibus para transporte de pacientes foi muito importante”, disse o prefeito Vantoil Martins.

“Antes esse transporte era feito de forma bastante precária e em condições inadequadas. Hoje podemos estar oferecendo à população um transporte seguro com acessibilidade, equipado com TV e ar condicionado, isso é motivo de muito orgulho para nossa gestão”. Completou Vantoil.

Os moradores que necessitam Tratamento Fora de Domicílio podem efetuar a marcação na sede da secretária de Saúde no setor de transporte, de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h30, munidos de comprovante da marcação de consulta, cartão do SUS, telefone para contato e comprovante de residência. Vale destacar que os pacientes que necessitam de acompanhante devem apresentar a documentação de identificação.