Procissão fluvial de São Pedro percorre orla de Iguaba Grande acompanhada por fiéis

A tradicional procissão fluvial de São Pedro, considerado Padroeiro dos Pescadores, foi realizada na tarde desta terça-feira (29) na Laguna de Araruama. De acordo com a organização, aproximadamente 05 barcos acompanharam a procissão, mantendo o distanciamento e seguindo todos os protocolos contra a Covid-19.
Para o Presidente da Colônia dos Pescadores Z29, Cícero Vanderley, “a procissão marítima em homenagem a São Pedro é uma tradição dos pescadores há mais de vinte anos. Infelizmente ano passado não foi possível ser realizada devido a Covid, porém esse ano, mesmo com um pequeno número de embarcações devido ao mau tempo e pelo resguardo de alguns pescadores pela pandemia, nós conseguimos fazê-la. Esperamos que a partir do próximo ano, já possamos realiza-la com um número maior de embarcações, de pescadores e visitantes que sempre esperam ao final para receber e saudar o Santo”.
O cortejo saiu às 16h da Colônia dos Pescadores, levando a imagem de São Pedro em um dos barcos, seguindo sentido a capela, localizada na Praia do Popeye para uma benção final realizada pelo Padre Guilherme Moreira Carvalho. Segundo o Prefeito, Vantoil Martins, “ficamos emocionados em estarmos acompanhando a procissão nas águas da nossa laguna e receber os nossos pescadores, homens corajosos, trabalhadores que sustentam a sua família com o suor do seu trabalho e com muita dignidade põe o peixe na mesa da nossa população, Salve São Pedro”.
Pescador de Homens
De acordo com a tradição cristã, São Pedro foi um pescador escolhido por Jesus Cristo para ser um de seus apóstolos, assumindo a liderança da igreja, após a morte e ressurreição de Cristo. Em sua imagem o santo carrega um par de chaves nas mãos, pois seria ele o guardião dos portões do Céu.

Secretaria de meio ambiente encerra hoje (29) o Mês Verde

Para encerrar o mês verde, promovido pela secretaria de Meio Ambiente, hoje (29) foi realizado o plantio de três palmeiras Vechia, um ipê branco e um ipê rosa ao redor da Quadra Poliesportiva no bairro Canelas City. A ação contou com a presença das crianças do Projeto Monike Azevedo para participarem do plantio, cumprindo todos os protocolos de segurança contra Covid-19.

O Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, ressalta que esse mês foram feitas diversas ações pela causa verde do município, “agradeço muito a oportunidade de estarmos finalizando esse mês e destaco a minha alegria de ter conduzido esses projetos. E agradeço a participação das crianças do Projeto Monike Azevedo, que com certeza vão crescer com essa mentalidade ecológica que é de extrema importância ” – destaca o secretário.

Além desta ação do plantio, durante o mês verde, a secretaria de Meio Ambiente realizou ações como: inauguração do Espaço Livre de Educação Ambiental (E.L.E.A.), caminhadas ecológicas no Parque Municipal, limpeza da Ilha de Santa Rita e limpeza da orla.

Cozinha Municipal a dois anos servindo o dobro de refeições gastando bem menos

No dia 29 de junho de 2019 (sábado), em menos de 24h de posse, o Prefeito Vantoil Martins reabria a Cozinha Municipal, que se encontrava desativada há anos. O funcionamento do local era um sonho do Prefeito que sempre afirmou ser possível utilizá-la para a produção de alimentos, diminuindo assim os custos da Prefeitura. Segundo Vantoil, “a reabertura da cozinha em Sapeatiba Mirim foi nossa primeira ação de governo. Por toda sua importância representa um símbolo da nossa gestão. Deixamos de comprar quentinhas, passando a produzir mais de quatrocentas refeições por nossas próprias cozinheiras, gerando economia e exemplo de boas práticas com o dinheiro público”.
A Cozinha Municipal funciona diariamente das 7h às 18h, produzindo 440 quentinhas, das quais 350 são almoços e 90 jantares, feitos por uma equipe de cozinheiras e auxiliares, que são acompanhadas por uma nutricionista. São aproximadamente 310 unidades de refeições a mais que anteriormente, quando ainda eram compradas.
O equipamento que antes atendia apenas plantonistas da Upa, o Caps e a Residência Terapêutica, hoje também atende a subsecretaria de Serviços Públicos e o Centro de Triagem da Covid-19.
Vale ressaltar que a Cozinha Municipal também fornece refeições para pacientes que se encontram internados e necessitam de uma alimentação específica.