Iguaba Grande investe em áreas de Turismo Verde

Um espaço já foi inaugurado e o outro será entregue nos próximos dias

A Prefeitura de Iguaba Grande está aproveitando esse momento de pandemia para preparar a cidade para a captação de turistas interessados em atividades junto à natureza, o chamado Turismo Verde. Para isso um grande espaço já foi inaugurado de forma virtual, e outro será nos próximos dias.

O Parque Natural Alípio Villanova do Nascimento foi oficialmente inaugurado na última semana. Localizado no bairro São Miguel, ele ocupa uma área total de 186.000m² de mata atlântica. No local, os visitantes poderão desfrutar de caminhadas numa trilha de quase 5 km de extensão, contribuindo para o desenvolvimento do ecoturismo em Iguaba Grande. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, “o objetivo do espaço é desenvolver e aguçar a curiosidade de públicos de diferentes perfis para que possam curtir momentos mais próximos à natureza, observando e apreciando detalhes da flora e da fauna da região”.

Além disso, no espaço também foi instalado o Horto Municipal, que possui mais de 100 tipos de mudas cultivadas e armazenadas numa estufa gigante para distribuição gratuita à população. São palmeiras, flores e diversas árvores frutíferas disponíveis para plantio.

“Tenho certeza que assim que passar essa pandemia o local se tornará uma referência para turismo ecológico no interior do Estado, inclusive entrando na rota nacional dos trilheiros”, comentou o secretário Vinícius Lavalle, lembrando que o Parque Natural funciona de terça a  sexta-feira, das 9 às 17 horas.

O outro espaço, que será inaugurado nos próximos dias, é o Parque Ecológico de Lazer Celia Barbosa da Silva, localizado no final da Estrada da Capivara, que está sendo asfaltada. Administrado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o espaço compreende uma área total de 13.614m², com 260m de calçada construída com cerca de 11 mil bloquetes intertravados, e ainda é cercado por 900m de corrimão trabalhado com eucalipto tratado. Tudo isso emoldura uma lagoa de água doce conhecida como Lagoa do Bulcão, que recebeu uma cachoeira artificial, e possui peixes como tilápia, acara, bagre, traíra e musum.

O espaço ganhou, ainda, outros atrativos como um píer de madeira, três passarelas, um parquinho de madeira para criançada e uma incrível trilha no meio da vegetação onde os visitantes podem observar pequenos micos e pássaros nativos como bem-te-vi e beija-flor. O local ainda ganhará quatro banheiros (dois femininos e dois masculinos), uma academia ao ar livre, dois pedalinhos e um campo de futebol. Para aqueles que buscam paz interior, um monte de orações já foi inaugurado.

Prefeitura quer prorrogar vencimentos de IPTU e outros impostos por 90 dias

Projeto de Lei Complementar já está tramitando na Câmara de Vereadores

Preocupada com os impactos sobre as atividades econômicas no município de Iguaba Grande causados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura enviou para a Câmara um Projeto de Lei de medida excepcional que dispõe sobre a prorrogação de todos os vencimentos dos tributos municipais, entre eles o IPTU, pelo prazo de 90 dias.

O Projeto já está sendo analisado pelos vereadores, e o prazo de prorrogação passa a valer após a aprovação, assim que for oficialmente sancionado. A medida, no entanto, não isentará o pagamento dos tributos, principalmente dos já vencidos. Neste caso, o texto prevê que os contribuintes em situação irregular terão as cobranças por meio de protesto e ajuizamento da dívida ativa temporariamente prorrogados também pelo prazo de 90 dias, a contar da publicação da Lei. De acordo com o texto que está sendo analisado na Câmara, ao final do prazo de prorrogação temporária os vencimentos de todos os tributos serão restabelecidos.

Edição 2020 da Feira Literária de Iguaba Grande será online

Alunos disputarão prêmios como notebooks e tablets

Este ano, devido à pandemia do covid-19, a tradicional Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) acontecerá totalmente online. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, este ano o evento terá como tema “Um Brasil de muitas faces”. O objetivo é promover a interação, de forma lúdica, com a literatura infanto-juvenil utilizando obras de autores consagrados como Maurício de Souza, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ariano Suassuna. Com um concurso de desenhos, exposições on line, saraus literários virtuais e concurso de caracterização de personagens, os alunos disputarão prêmios como notebooks e tablets, de acordo com as categorias. As inscrições começam no próximo dia 20 e vão até o dia 24 deste mês. O resultado será anunciado no dia 31 de julho.

Podem participar alunos do pré-escolar ao 9° ano. Para o concurso de desenho a atividade deve ser individual, e cada aluno poderá concorrer com somente um único desenho inédito e de própria autoria, que deverá ser enviado para o whatsapp de cada escola com as seguintes informações na folha do desenho: nome completo, nome da escola, ano de escolaridade, turma, o título do desenho e a referência da obra utilizada. A primeira categoria, que é do pré ao 2° ano, utilizará obras de Maurício de Souza e de Monteiro Lobato. Já a segunda categoria, que corresponde a alunos do 3° a 5° ano, desenvolverá desenhos sobre obras de Ruth Rocha e Sylvia Orthof. A terceira e última categoria, com alunos do 6° ao 9° ano, trabalhará com a obra “O auto da Compadecida” de Ariano Suassuna.

O julgamento dos desenhos será realizado por uma comissão avaliadora formada por pessoas que se destacam na área da educação, arte e cultura de Iguaba Grande, e serão avaliados critérios como transmissão da mensagem, criatividade e originalidade. O regulamento completo já está disponível na secretaria das escolas municipais.