Secretaria de Meio Ambiente ganha nova sede em Iguaba

Clínica Animal é aberta na Praça da Estação

Aproveitando as comemorações do Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Iguaba Grande entregou hoje (5) a nova sede administrativa da Secretaria de Meio Ambiente. A parte de fiscalização e licenciamento continuará na sede da Prefeitura Municipal.

O espaço foi cedido pelo empresário Edson Barbosa, que em parceria com a Secretaria está revitalizando o Parque Natural Municipal, uma área preservada de cerca de 186 mil m² de Mata Atlântica. Neste espaço ficará o Horto Municipal, onde a população poderá pegar mudas de plantas gratuitas, e a trilha ecológica de 5 km. O prefeito Vantoil Martins aproveitou para fazer uma caminhada no Parque e fez o plantio de uma muda de pau-brasil.

Para o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, essas ações serão benéficas para Iguaba Grande. “É uma grande conquista, pois estamos dando uma autonomia administrativa para atender da melhor forma os cidadãos”, disse o secretário. A sede fica localizada na Rua Palmeira nº 346 Casa A – Loteamento Residencial Portal de Iguaba, São Miguel, e funcionará de segunda à sexta (exceto feriados) das 8h30 às 17h.

Também hoje, ainda em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, foi inaugurada, de forma simbólica, a nova Clínica de Atendimento Animal, que agora funciona na Praça da Estação. No local gatos e cachorros serão atendidos toda segunda e quarta, das 9h às 13h (exceto feriados). O secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, explicou que por enquanto a clínica será apenas para consultas. “Temos projeto de ampliação no futuro, mas por enquanto vamos focar nas consultas e na vacinação dos nossos amiguinhos peludos, e o atendimento será por ordem de chegada”.

Mascote da Secretaria de Meio Ambiente ganha nome

A escolha foi feita após o concurso com alunos das escolas municipais de Iguaba

Pietra Baroni, aluna do 2º ano da Escola Municipal Paulino Pinto Pinheiro, foi a vencedora do concurso para nomear o mascote da Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande. A ação fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que também teve distribuição de mudas e manutenção de diversas praças. O mascote foi batizado de Sr. Eco, com o objetivo de mostrar a importância da ecologia.

Desenho da aluna Pietra Baroni

Em apenas 24 horas foram mais de 150 inscrições dos alunos da rede municipal de Iguaba Grande. Além do nome, o concurso também escolheu os três melhores desenhos que inseriram o mascote em alguma paisagem da cidade: do 1º ao 3º ano a vencedora foi a Pietra Baroni. Do 4º e 5º ano a vencedora foi Fernanda Ribeiro, aluna do 4° ano da Escola Maria Lúcia de Oliveira Costa. Na última categoria, do 6º ao 9º ano, a vencedora foi Júlia Moreira Rodrigues, do 8° ano, também da Escola Maria Lúcia de Oliveira Costa.

Desenho da aluna Fernanda Ribeiro

Todos os desenhos precisavam seguir os seguintes critérios: sugerir o nome para o mascote, explicar o porquê e desenhá-lo em alguma paisagem da cidade. Todos os nomes e desenhos foram julgados por uma comissão da Secretaria de Meio Ambiente. Para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus, os brindes dos ganhadores serão entregues na casa dos vencedores pelo secretário Vinícius Lavalle. A Secretaria de Meio Ambiente entrará em contato com cada um.

Desenho da aluna Júlia Moreira Rodrigues