Secretaria de Ordem Pública promove Operação Corona-Blitz

Ação educativa teve o objetivo de informação sobre a importância do uso da máscara e do distanciamento social

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Iguaba Grande realizou nesta quinta-feira (21) o primeiro dia da Operação Corona-Blitz, que contou com apoio da Secretaria de Saúde. O objetivo da ação, segundo o subsecretário Agnaldo Martins, foi de conscientizar a população da importância de seguir corretamente as medidas necessárias para a prevenção do Covid-19, como a utilização de máscara e uso do álcool gel.

“Nas fiscalizações que temos feito em toda a cidade notamos que muitas pessoas estão usando máscara, mas da forma errada: alguns usam debaixo do queixo, outros usam apenas na boca… Também percebemos que não estão respeitando as medidas de distanciamento nas filas de bancos e lotéricas. E ao fazer a abordagem, constatamos que o problema está na falta informação: há um desconhecimento da forma correta de fazer a prevenção. Por mais que a Prefeitura esteja fazendo uma ação nas redes sociais oficiais, vimos a necessidade de levar a conscientização também para as ruas, e foi o que fizemos hoje com a Corona-Blitz, através da nossa equipe da Guarda Municipal: uma ação educativa, com distribuição de folhetos produzidos pela Secretaria de Saúde, ensinando a forma correta de usar a máscara, e também sobre as medidas de distanciamento”, explicou Agnaldo.

No município, o Decreto Municipal Nº 1899 de 24 de abril de 2020 torna obrigatório o uso de máscaras em todas as vias públicas da cidade. Por isso, quem era flagrado sem o uso do objeto de proteção, recebia um durante a blitz. Para reforçar a ação, a Guarda Municipal de Iguaba Grande também demarcou nas calçadas do entorno de bancos e lotéricas a medida de 2 metros de distanciamento entre cada pessoa. Cadeiras também foram colocadas, distantes umas das outras, para utilização de quem tem prioridade no atendimento como idosos e gestantes. “A informação é uma arma muito importante nessa luta contra o coronavírus. Acredito que com essas ações conseguiremos mobilizar mais as pessoas”, concluiu.

Saúde oferece serviço odontológico de urgência e emergência

Atendimento acontece todos os dias nas UBS e no CEO

Neste momento de pandemia, atendendo às recomendações de todos os órgãos oficias de saúde, a Secretaria de Saúde de Iguaba Grande informa que o atendimento odontológico de urgência e emergência está funcionando todos os dias no CEO (das 8 às 15h) e nas UBS (das 8 às 17h), e na UPA aos finais de semana em sistema de sobreaviso.

De acordo com a coordenadora do programa de Saúde Bucal de Iguaba Grande, cirurgiã dentista Jane Elizabeth de Souza Calsavara, para o atendimento é obrigatório apresentar o cartão do SUS. “Como o atendimento é apenas de urgência e emergência, estamos recebendo apenas pacientes que estejam com dor porque os procedimentos odontológicos são considerados fontes de contágio do novo coronavírus, então precisamos preservar ao máximo a saúde dos nossos pacientes porque aqui não cuidados apenas dos dentes, nós cuidamos de gente”, explicou.

Informações sobre o atendimento nas UBS podem ser obtidas através do whatsapp (22) 98813-3804.