Academia da Saúde terá baile de carnaval

Festa terá desfile e premiação para melhor fantasia

Nesta quinta-feira (20) a Academia da Saúde de Iguaba Grande vai promover um divertido baile de carnaval para animar os alunos e funcionários. A festa vai acontecer no próprio espaço, localizado na Rua das Begônias, s/nº, Solares de Iguaba, a partir das 14h30, com direito à desfile de fantasia, premiação para os melhores adereços, aulões temáticos sobre marchinhas e coreografias de vários ritmos ministrados por funcionários. O espaço possui cerca de 200 alunos, e para garantir a disposição dos foliões, o lanche será a base de frutas e sucos.

A coordenadora da Academia, Heloisa Marques, lembra que ações como essa refletem na qualidade de vida dos alunos. “Em sua maioria eles são pessoas com mais de 60 anos, grande parte com doenças crônicas, e incluí-los na folia é importante tanto para a saúde física quanto mental deles. Ver a alegria estampada no rosto de cada um é o que move nossa equipe’’, avaliou.

A Academia da Saúde é um equipamento público municipal mantido pela Secretaria de Saúde de Iguaba Grande. Todos os anos o setor promove baile de carnaval para os assistidos. Este ano, no entanto, a novidade fica por conta do concurso de fantasia dividido em duas categorias: alunos e funcionários, com premiação para os três primeiros colocados de cada uma.

Projeto Círculo das Artes vai contar a história do carnaval de Iguaba

Evento terá documentário e exposição de fotos e adereços desde a década de 40

Nesta quinta-feira (20) o Espaço Gastronômico da Tamarineira (em frente à Praça Edyla Pinheiro) receberá mais uma edição do projeto Círculo das Artes, que desta vez entra no clima de folia com exposição sobre a “História do Carnaval de Iguaba Grande”, resgatando fotos e vídeos desde a década de 40. A mostra é aberta ao público e começa às 20 horas.

Lançado pela Secretaria de Educação e Cultura em outubro do ano passado com o objetivo promover encontros, resgatar memórias e de dar visibilidade a artistas de Iguaba, desta vez o evento será aberto com a exibição de um documentário, com cerca de 35 minutos, com participação de várias pessoas que viveram na época e possuem muitas histórias para contar.

Em seguida será aberta uma exposição na Casa de Cultura, onde o público poderá apreciar fotografias e adereços da época. Para brindar a chegada da festa de Momo, também será dado o Grito de Carnaval ao animado som de Ala e Banda Rasta tocando as tradicionais marchinhas e músicas que fazem parte da história da folia.“Iguaba sempre foi uma referência de carnaval para toda região. Então conversamos com pessoas que viveram aqui naquela época, e elas contam como era a festa desde a década de 40. Com este evento queremos resgatar a identidade do carnaval de Iguaba, e mostrar como ele foi mudando até hoje”, explicou a subsecretária de Cultura, Myrian Inez, lembrando que antigamente as famílias abriam as portas de suas casas para receber parentes e amigos e festejar a Festa do Momo.

Reunião define melhorias para o carnaval 2020

Festa começa nesta quinta-feira com show do grupo Bom Gosto

Nesta quinta-feira (20) começa, oficialmente, a programação de carnaval de Iguaba Grande. Para que a festa seja perfeita, uma reunião de avaliação da pré-folia aconteceu na tarde desta segunda-feira (17) com a presença de representantes das Secretarias de Governo, Turismo, Serviços Públicos e Segurança e Ordem Pública. A ideia é fortalecer os pontos que deram certo nos três dias de pré-carnaval, e corrigir aquilo que pode ser melhorado. Entre as novidades para o período de carnaval está o aumento no número de banheiros químicos e distribuição de pulseiras de identificação infantil também na Praça Edyla Pinheiro, onde será realizado o Carnaval da Família.

“Durante o pré-carnaval disponibilizamos 10 banheiros químicos num único ponto da Praça da Estação, que está sendo o local oficial dos shows. Após avaliarmos, ficou claro que é necessário aumentar este número. Então, para os dias de carnaval, teremos 50 banheiros distribuídos em dois pontos (ao lado do palco e na área de alimentação, próximo à subsede da Guarda Municipal), e mais 10 banheiros na Praça Edyla Pinheiro, que também passa a ser um ponto de distribuição de pulseiras de identificação para crianças, tornando o Carnaval da Família ainda mais tranquilo”, explicou o secretário de Governo, Jales Lins.

Outra melhoria anunciada foi o reforço no número de torres de segurança na Praça da Estação por conta dos grandes shows com grupo Bom Gosto (quinta, 20) e Naldo Benny (domingo, 23). E para que os foliões tenham ainda mais espaço para se divertir, o estacionamento na área ao lado do palco fica proibido.

Presente na reunião, o secretário de Turismo, Marcelo Durão, também anunciou que vai reforçar, junto aos barraqueiros, sobre o Decreto Municipal nº 1.862/2019, que proíbe o consumo e venda de bebidas (alcoólicas ou não) em recipientes de vidro (copos, garrafas ou outros) nas áreas internas e periféricas dos eventos em Iguaba Grande. “No pré-carnaval nossos guardas municipais apreenderam centenas de garrafas e outros utensílios de vidro. Então vamos reforçar o comunicado aos barraqueiros e avisar que quem for pego descumprindo a determinação terá todo o material apreendido”, anunciou Durão.