Prefeitura comemorou Dia da Guarda Municipal

O Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado em 10 de outubro. Porém, no município de Iguaba Grande, em virtude da mudança físicas do prédio, a Prefeitura proporcionou um delicioso café da manhã a última sexta-feira (11), para esses profissionais que tanto merecem reconhecimento: os guardas municipais.

Durante o café, realizado no prédio da guarda, diversos agradecimentos foram feitos a corporação, que é comandada pelo Secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio de Oliveira Costa. E embora licenciado, o Vereador e Líder no Governo na Câmara, Marciley Lessa também é guarda municipal e fez questão de comparecer.

“Eu fico muito feliz de estar aqui nesta manhã junto com meus colegas, pois embora estando na função de vereador, sou guarda e servidor municipal, com muita honra. Agradeço ao apoio do Prefeito Vantoil por estar sempre presente, e ao trabalho de toda corporação”- declarou o Vereador Marcilley.

Vale destacar que, todo apoio que o Prefeito Vantoil vem dando ao serviço prestado pela Guarda Municipal é revertido em prol da própria população, que se sente mais segura.

Estiveram presentes na ocasião, o Prefeito Vantoil,Vice- Prefeito, Alexandre da Farmácia, o Secretário de Ordem Pública e Chefe de Gabinete, Fábio Oliveira Costa, Vereador e Líder no Governo na Câmara, Marciley Lessa, Subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Agnaldo Martins, Secretário de Obras, Paulo Rito , e maioria da guarda municipal de plantão.

#UmNovoJeitoDeGovernar

Jovens recebem capacitação para ingresso no mercado de trabalho

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, em parceria com a Companhia Enel, proporcionou na última sexta-feira (11) uma capacitação do projeto ‘’Enel Compartilha Oportunidade’’ para jovens de 16 a 35 anos, que aconteceu na Escola Alice Canellas da Silveira na parte da tarde.

A capacitação teve por objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho. Portanto, vários aspectos foram abordados como: elaboração de currículo, marketing pessoal, postura em entrevista de emprego, entre outros.

Para o Coordenador do Projeto Cidadão Participativo, Alexandre Santos, essas iniciativas são muito válidas – “É de suma importância essa capacitação, pois prepara e qualifica os jovens. Sem dúvida é uma palestra de muita qualidade que poucos jovens teriam acesso aqui no município. É uma oportunidade ímpar no sentido da formação quanto ao mercado de trabalho. Parcerias como essa são preciosas para a qualificação dos jovens e sempre serão bem-vindas” – encerrou Alexandre.

Feliz dia dos professores

Hoje, dia 15 de outubro é comemorado o dia do Professor, mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto falava de bastante diversos assuntos, como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.