Dia: 2 de outubro de 2019

Prevenção ao Câncer de mama

O Outubro Rosa está chegando, portanto a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá mais uma campanha durante o mês, para a prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem como finalidade alertar todas as mulheres a respeito da importância da realização do auto-exame das mamas. Fortalecendo as recomendações do Ministério de Saúde, para o rastreamento do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Os objetivos das ações desenvolvidas pela Atenção Básica na campanha são diversos, dentre eles enfatizar a importância das mulheres conhecerem suas mamas e ficarem atentas a alterações suspeitas; recomendar que mulheres de 50 a 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos; mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia; além de informar que o SUS garante a oferta gratuita do exame de mamografia, para as mulheres em todas as faixas etárias do Brasil.

Segue abaixo a calendário de eventos:

– 05/10 (sábado): Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para coleta de exame preventivo e palestras sobre prevenção a saúde.

– 09/10 (quarta Feira): Promoção da Saúde das servidoras municipais na Prefeitura Municipal com atendimentos no Ônibus da Saúde, no pátio ao lado da Prefeitura.

– 17/10 (quinta Feira): Feira da Saúde e Prevenção, na Praça Edyla Pinheiro.

– 25/10 (sexta): Caminhada “Outubro Rosa e Novembro Azul”, com encerramento da campanha do Outubro Rosa e abertura da campanha do Novembro Azul. Saída às 11h da Câmara Municipal de Iguaba Grande, com apoio do CRTR (Conselho de Radiologia) da quarta região.

Campanha contra o sarampo vai imunizar crianças de Iguaba Grande

Do dia 7 a 25 de outubro a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Federal irá imunizar crianças com seis meses de idade a 5 anos, que ainda não tenham feito as duas doses da Vacina tríplice viral. A ação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde de Iguaba Grande, das 8h às 17 horas. É importante ter em mãos documentos de identificação da criança e do responsável, além da carteirinha de vacinação da criança.

Para que o maior número de crianças seja imunizado, 19 de outubro, das 8h às 17 horas, vai ser marcado pelo Dia D, ou seja, as equipes de saúde estarão focadas e atentas na campanha durante todo o expediente.

Não deixe de proteger quem você ama.

Ciclista Iguabense ganha medalha de ouro no 1º desafio Bike Lagos MTB

Pablo Silva, 38 anos, criado no bairro de Sapeatiba Mirim subiu no pódio e levou medalha de ouro no 1º desafio Bike Lagos MTB, realizado no último fim de semana na cidade de Araruama. O militar representou Iguaba Grande, em meio a mais de 400 competidores, no circuito de 58 km.

Pablo começou a praticar esporte há apenas 8 meses, devido a problemas de saúde e se apaixonou pelo esporte. Ele só participou de duas competições e subiu ao pódio nas duas. A primeira, em São Pedro da Aldeia levou o terceiro lugar, e para ele o esporte traz vida. ‘’ Entrei no grupo de pedal né, porque tem pessoas aqui na nossa região que estão fazendo o movimento. É muito bom, comecei a pedalar, conhecer gente nova. Fui melhorando. As pessoas começaram a dizer que eu era bom, então me animei ainda mais ’’ – conta o militar.

O atleta quer inspirar a nova geração da cidade. De acordo com ele, Iguaba tem lugares incríveis para pedalar, e ele espera que os iguabenses comecem a ver a bike e o esporte de forma geral como algo positivo.

O Prefeito Vantoil foi parabeniza-lo pessoalmente por representar o município de forma brilhante. Para o Prefeito é importante apoiar atletas da cidade.

#UmNovoJeitoDeGovernar

Dia do Idoso é comemorado com um café da manhã especial no CRI

Dia primeiro de outubro é comemorado em todo território nacional o dia do Idoso. E é claro que o Centro de Referência do Idoso de Iguaba Grande não poderia ficar de fora de um dia tão especial.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, preparou um farto e animado café da manhã para celebrar o dia junto aos assistidos pelo equipamento. Cerca de 50 assistidos da melhor idade participaram da festa.

Na mesa, preparada com muito carinho pelos funcionários do local, além de um cardápio caprichado muita dedicação envolvida.

A Secretária da Pasta, Cláudia de Souza esteve diretamente envolvida na organização do evento, e destacou a importância de mostrar para a sociedade de uma forma geral que a vida depois dos 60 anos pode ser ainda melhor.

“Desde o primeiro contato, nossos assistidos do CRI me receberam com muito carinho, ao qual estou sempre disposta a retribuir. Aqui é um espaço de troca de saberes e principalmente de respeito à vida. Uma das diretrizes do governo que me foi atribuída e me deixa muito feliz é promover a melhoria de qualidade de vida dos idosos, com ações efetivas, e tenho a felicidade de estar em uma gestão onde o Prefeito Vantoil e o Vice-Prefeito, Alexandre da Farmácia, tem o tema como prioridade.” – Declarou.

O CRI possui 235 usuários inscritos e oferece diversas atividades diferentes em seu Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como: Alongamento, Grupo de convivência, Jogos, Yoga, Coral, Instrumentos, Oficina da memória, Dança sênior, Artesanato.

#UmJeitoNovoDeGovernar

Projeto de capoeira chega em Iguaba Grande

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, promoverá o Projeto de capoeira “Nação Bantos” do mestre, Curumim.

As inscrições terão início nesta quarta feira (02), na Casa de Cultura, do dia 02 ao dia 18 de 9h as 17h, de segunda a sexta feira.

Serão ofertadas um total de 30 vagas para alunos a partir de 7 anos de idade.

As aulas acontecerão na área ao lado da Casa de Cultura de Iguaba Grande, localizada na Estrada do Sopotó, 36 – Centro de Iguaba Grande.