Reunião do Projeto Cidadão Participativo apresentou palestra sobre depressão

No salão nobre da Prefeitura, durante todo o dia de hoje (13), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, realizou a reunião mensal temática com os jovens do Projeto Cidadão Participativo. O objetivo da reunião foi orientar , tirar dúvidas e apresentar o tema escolhido pelos próprios jovens. Desta vez, o tema foi “Depressão e Automutilação”, onde o Coordenador do Programa de Saúde Mental e Psicólogo, João Luiz Moura, foi convidado a trazer uma palestra sobre o assunto.

O Coordenador do Projeto e psicólogo, Alexandre Santos, explicou a necessidade destas reuniões. “A proposta do projeto é exatamente o conceito de primeiro emprego e experiência de trabalho formal desses jovens, portanto é importante que mensalmente a gente acompanhe esse desenvolvimento. A reunião funciona para ver o que está dando certo e o que precisa ser ajustado, para que eles tirem as dúvidas e sejam orientados”-disse Alexandre.

A reunião temática já é algo que acontece há alguns meses e a escolha do tema desse mês está associada ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. O palestrante, João Luiz, esclareceu que, “é de total relevância trazer a temática da depressão, tendo em vista que 11 milhões e meio de brasileiros hoje são acometidos com essa doença. Promover uma palestra dessa para os jovens é mostrar que isso é uma realidade, possível de acontecer com qualquer pessoa, por isso, a melhor prevenção é a informação”.

A jovem, Luiza Barros, ainda falou o quanto achou interessante a reunião. “É um assunto que está bem visado no momento e cada vez temos mais pessoas próximas passando por isso, e a gente saber lidar com isso é importante, saber quem procurar e quem pode fornecer ajuda, é muito importante.”

Na reunião estiveram presentes o Prefeito Vantoil, a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, o Coordenador do Projeto e psicólogo, Alexandre Santos, o Coordenador do Programa de Saúde Mental do Município e psicólogo, João Luiz Moura e a Assistente Social, Georgia Alexandra Lages.

#UmNovoJeitoDeGovernar

Encontro de pais de autistas foi emocionante

Uma verdadeira aula sobre autismo foi proporcionada hoje (13) a tarde no Gabinete do Prefeito Vantoil. Acima de qualquer cargo, marcaram presença e trocaram experiências pais e mães de crianças autistas do município de Iguaba Grande, em que se evidenciou a melhor forma de tratamento: o amor.

O Drº Carlos Magno, a partir da sua história com o filho João, de 7 anos, explanou de maneira emocionante e vitoriosa toda sua vivência com o autismo. Além de ter aberto um leque para troca de experiências a cerca do tema, com várias mães de crianças autistas, de diferentes idades.

Estiveram presentes e extremamente interessados pela causa, o Prefeito Vantoil, o Vice-Prefeito, Alexandre da Farmácia, o Secretário de Saúde, Valdeci Júnior, a Representante do Flore’ser (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), Tecla Nunes, o Secretário de Turismo, Marcelo Durão, a Diretora da APEIG( Associação de Pais Eficientes de Iguaba Grande), entre pais e responsáveis de autistas.

Equipe técnica do Projeto Cidadão participativo realizou reunião

Os jovens do Projeto Cidadão Participativo estão reunidos no salão nobre da Prefeitura, durante toda esta sexta-feira (13), em uma reunião que acontece mensalmente, com equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda para um bate-papo e apresentação de uma palestra sobre “Depressão e Automutilação”.

O psicólogo e Coordenador do Projeto, Alexandre Santos, e a assistente social, Georgia Alexandra Lages, também abordam com os jovens o desempenho profissional deles, além de ouvirem sugestões a respeito do tema a ser abordado na próxima reunião.