Reunião para gerar cursos gratuitos de impermeabilização em Iguaba Grande

VEM PARCERIA BOA POR AI:

O Prefeito Vantoil e o Vice-Prefeito, Alexandre da Farmácia, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (01) com o representante da empresa Sika, Mauro Frank, com o Vereador Marcelo Costa, com o Assessor Jurídico André Eduardo e com a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Claudia Souza, para parceria em cursos gratuitos de impermeabilização (de cisternas, tratamento de unidade de roda pé, espuma expansiva), que irá beneficiar, e agregar valor e conhecimento para os trabalhadores da construção civil do município de Iguaba Grande.

#UmNovoJeitoDeGovernar

Domingo será marcado pelo ‘’Abraço a Laguna” em Iguaba

O “ II Abraço a Laguna”, acontecerá no próximo domingo (4), numa iniciativa da moradora Zane Machado com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente. O evento está previsto para iniciar às 9 horas, na Praia do Popeye, onde a programação será muito variada. A ideia é que todos compareçam vestidos de branco para tornar o dia um marco de amor a Lagoa.

O evento visa conscientizar o cidadão iguabense a preservação do meio ambiente. Portanto, é importante o apoio do Poder Público. “Esta parceria com a Secretaria de Meio Ambiente é fundamental para que esta mega ação social aconteça, já que também arrecadaremos doações de alimentos não perecíveis de todos, para instituições carentes. ”- disse Zane Machado.

O Secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio Motta, destacou a importância desse apoio ao evento. “Nós do Poder Público devemos apoiar iniciativas como esta da Zane, pois a população terá a oportunidade de participar e declarar o seu amor pela laguna, dando esse abraço. Além de se beneficiar, por exemplo, com a distribuição gratuita de mudas de plantas. ”-evidenciou o Secretário.

Vale ressaltar que será a primeira vez na história da laguna em que os Secretários de Meio Ambiente de Araruama , Cláudio Léo Barreto, de São Pedro da Aldeia , Luciano Silva Pinto e o anfitrião do município, Marco Antônio Motta, estarão unidos e envolvidos com essa importante iniciativa.
A programação seguirá com as seguintes atividades:

– Aulão de zumba com o professor Dudu Soares
– Cortes de cabelo masculino e feminino
– Pinturas artísticas nas crianças e foto com o “Homem Aranha”
– Concurso de desenhos sobre a Laguna
-Brincadeiras ao ar livre
-Aferição de pressão arterial
-Medição de glicose
-Doações de mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais
– Recolhimento de óleo usado para reciclagem
– Caminhão de coleta seletiva.

Iguaba terá ações de fiscalização durante o período de defeso

Começou hoje (1) o Período do Defeso na Região dos Lagos. O Prefeito Vantoil, junto a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (31) com representantes do Comitê de Bacias do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Colônia de Pescadores para a solenidade de abertura do Defeso na Região dos Lagos.

O defeso é a época em que os pescadores das cidades de Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo ficam proibidos de pescar na lagoa, de 1º de agosto a 30 de outubro, para que as várias espécies de peixes e até camarões possam se reproduzir.

Cada município indica dois Guardas Civis Ambientais para plantão em escalas de 24 por 72 horas. Iguaba Grande irá atuar com um barco durante a madrugada. Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa, os kits contendo roupas adequadas, alimentos e combustível para o funcionamento do barco foram distribuídos durante a solenidade de abertura, conforme prometido em reunião anterior.

A colônia de pescadores reivindicou maior transparência na aplicação de recursos que vem do consórcio, e maior agilidade no pagamento da ajuda de custo. Os pescadores recebem do Governo Federal, através do INSS, um salário mínimo durante os três meses de defeso, entretanto, de acordo com eles, o benefício demora para sair, o que os deixam sem ter recursos para alimentar a família e pagar as contas. Além disso, solicitaram que o defeso seja feito duas vezes por ano: Uma para o peixe, e outra apenas para camarões, para que não fiquem completamente sem renda e dependente do benefício do Estado. O prefeito Vantoil apoiou as reivindicações, ‘’ é importante ouvir os pescadores. Iremos trabalhar para que suas ideias sejam ouvidas e atendidas. ’’

#UmNovoJeitoDeGovernar