Dia: 5 de abril de 2019

Estão abertas as inscrições para novos Conselheiros Tutelares de Iguaba Grande

Interessados devem comparecer à Sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Saiu o edital do processo eletivo para Conselheiro Tutelar no município, divulgado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Iguaba Grande. Os interessados podem se inscrever na Sede da CMDCA, na Rua Antelim Teixeira de Carvalho, 140, Centro, das 9h às 16h.

O Processo eletivo é destinado à escolha de cinco membros titulares e cinco membros suplentes que atuarão no período de quatro anos. Os candidatos passarão por três etapas: a inscrição, a prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e a eleição por meio de voto.

No ato da inscrição, o interessado deve estar munido de documento de identidade original, certidões de antecedentes cíveis e criminais expedidas pela Justiça Estadual e Federal, e atestado de antecedentes “nada consta” fornecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

O Conselho tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 95 e 136.

Mais informações no edital: clique aqui

Texto: Lívia Lisle

Arte: Divulgação

IV Pré-Fórum de Cultura acontece em Iguaba Grande com foco no segmento musical

Evento acontecerá no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

A Subsecretaria de Cultura de Iguaba Grande vai realizar o IV Pré-Fórum, no dia 11, próxima quinta-feira, às 15h. Esta edição terá foco no segmento musical na cidade com o tema “A vez da música”, onde serão apresentados os projetos e ações da Subsecretaria para o setor, além da oportunidade de compartilhamento de idéias e propostas. O encontro será sediado no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), localizado Rodovia Amaral Peixoto, km 102.

Nesta IV edição, o Pré-Fórum vai contar com a presença do músico e presidente da Assomlagos (Associação dos Músicos da Região dos Lagos), Carlinhos Borges, e será destinado a músicos, produtores musicais, promotores de eventos, produtores fonográficos, e entusiastas da música. No último mês de fevereiro, a Subsecretaria realizou o Pré-Fórum com foco nos artesãos do município, em um café da tarde com bate-papo e orientações técnicas para os artistas.

Segundo o Subsecretário de Cultura, João Gabriel Cortez, o Pré-Fórum é mais um evento que faz parte do calendário anual da Conferência de Cultura 2019. “ficamos felizes de poder dar continuidade a uma construção de políticas públicas de cultura cada vez mais participativa. Nosso objetivo é ouvir os anseios, reivindicações e sugestões de cada seguimento cultural da nossa cidade. Política pública se faz com a participação da população, por isso, reafirmamos que a participação de todos é fundamental”, declarou João Gabriel Cortez.

Texto: Lívia Lisle

Arte: Divulgação

Iguaba busca trazer a Sede do Comando de Bombeiros da Baixada Litorânea para o Município

Prefeito Interino e o Comandante do CBA trabalham para que o projeto se concretize o mais Breve possível

O Prefeito Interino Balliester Werneck se reuniu, nesta semana, com o Coronel Carlos Eduardo, comandante do CBA (Comando de Bombeiros de Área) Baixada Litorânea e com o comandante e o subcomandante do 9° Grupamento de Bombeiro Militar de Macaé.  A reunião teve como objetivo estudar a possibilidade de trazer a sede do Comando para o município.

O comandante Carlos Eduardo afirma estar entusiasmado com essa novidade. “Eu vim aqui tentar alinhavar algumas coisas, acertar a ideia de trazer o comando para Iguaba e o Prefeito se mostrou muito solícito, então em breve esse sonho irá se realizar”, afirmou o comandante.

Após a reunião as autoridades saíram para visitar algumas possíveis instalações, e apesar de ainda serem necessários algumas confirmações e ajustes, o Prefeito Interino Balliester Werneck se mostrou confiante e afirmou que já está fazendo o possível para que o projeto seja concretizado. “Estamos trabalhando junto com os Bombeiros e vamos dar todo o suporte necessário. Precisamos levar um quartel para a nossa cidade, pois Iguaba precisa se equiparar aos municípios vizinhos” destacou o Prefeito.

Além da Sede do Comando, também foi pauta da reunião o funcionamento da Escola de Bombeiros Temporários da Região aqui no Município. A parceria entre o Governo Interino e o Corpo de Bombeiros está apenas no início, mas o Prefeito garante que fará de tudo para que os Bombeiros se instalem na cidade.

Texto: Júlya Costa

Fotos: Daniel Júnior

Alunos do CRAS participam da oficina “Mão na Massa”

Durante a atividade, os adolescentes produzem bolos, biscoitos e receitas da culinária simples

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Apolo Belizário de Souza e Adilson Lessa iniciaram a oficina “Mão na Massa” com os alunos de 11 a 17 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A oficina tem como objetivo contribuir para a construção da interação em grupo, estimular o trabalho em equipe e a autonomia. Durante a atividade, os alunos produzem bolos, biscoitos e diversas receitas da culinária simples que são compartilhados entre todos os participantes do SCFV.

Além da oficina “Mão na Massa”, o SCFV também disponibiliza oficinas de recreação dirigida, musicoteca, roda de convivência, jogos interativos, projeto conectados à leitura, entre diversas outras. O Serviço de Convivência é destinado para crianças e adolescentes de 03 a 17 anos, é realizado sempre em contra turno escolar e visa fortalecer os vínculos familiares, além de contribuir para a formação social das crianças e adolescentes.

Texto: Júlya Costa