Iguaba Grande recebe o Superintendente Federal de Agricultura do Rio

Reunião colocou em pauta benefícios como o cadastro dos pescadores da Região

Nesta manhã (27), lideranças pesqueiras dos municípios do Entorno da Lagoa de Araruama se reuniram com o Superintendente Federal de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Gilberto Alencar, na Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande, para debater benefícios destinados aos pescadores da Região.  Estiveram presentes o Coordenador da Câmara Técnica de Pesca do Comitê Bacia Lagos São João, Francisco Neto, o Secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Cunha e representantes dos Municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

O objetivo principal da Reunião foi solicitar o Credenciamento dos Pescadores, e também a análise das carteiras canceladas e suspensas. “A ideia é que aconteça um mutirão em todos os municípios para cadastrar os pescadores e as embarcações junto ao Ministério da Agricultura”, afirmou o coordenador Francisco Neto.

O Superintendente Gilberto Alencar afirmou que trará do Ministério todas as ações necessárias para ajudar no desenvolvimento da pesca na Região. “O setor público tem que se aproximar cada vez mais do pescador, pois a pesca artesanal é uma atividade importante no nosso estado e, além disso, são muitas famílias empregadas através dessa atividade”, destacou Gilberto.

O cadastro é muito importante e necessário para os pescadores, pois com o cadastro, o pescador passa a ser segurado especial da Previdência e irá receber benefícios como a aposentadoria, além de receber o seguro defeso, que é um auxílio concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida.

Texto e Fotos: Júlya Costa

SEMECE lança 9ª convocação de apresentação do processo seletivo simplificado

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte lançou a 9 ª convocação para apresentação dos cargos de: Doc II, Inspetor de Alunos, Doc I – Língua Portuguesa, Monitor de Creche, Orientador Pedagógico e Secretário Escolar.

Doc II: clique aqui

Inspetor de Alunos: clique aqui

Doc I – Língua Portuguesa:  clique aqui

Monitor de Creche: clique aqui

Orientador Pedagógico: clique aqui

Secretário Escolar: clique aqui

Mutirão para cadastro da Tarifa Social da Prolagos vai até amanhã, 28 de março

Em uma parceria com a Prolagos, a Secretaria Muncipal de Assistência Social de Iguaba Grande está realizando um mutirão para cadastro de tarifa social e negociação de dívidas com a empresa. Os moradores iguabenses podem comparecer à sede da Secretaria até o dia de amanhã (28).

O objetivo da empresa é estudar a melhor forma de pagamento para cada cliente. Para obter o desconto de 50% na conta de água pela tarifa social é necessário que o titular tenha cadastro em algum programa de assistência social (exemplo: BPC, bolsa família etc).

Para a atendente e representante da Prolagos que trabalha na área de responsabilidade social, Angélica Braz, é necessário facilitar o acesso e a praticidade do morador na negociação. “Nosso objetivo é de, através do Programa Afluentes, entrar nas comunidades e fazer esse tipo de atendimento. Sabemos que em determinados bairros é difícil para o cliente chegar até a loja. Por isso, é muito importante que olhemos com atenção para cada situação. Essa parceria nos trouxe pra dentro da Secretaria para ouvir a necessidade de cada usuário e estabelecer o melhor plano para cada cliente”,  declarou Angélica Braz.

Texto: Lívia Lisle

Foto: Anna Grimauth

Exposição “Papelando e Criando: na imaginação de Andrei” encanta público no Salão de Artes Zé Trindade

Com mais de 150 peças elaboradas com papel e papelão, a abertura da exposição “Papelando e criando: na imaginação de Andrei”, foi sucesso confirmado no Salão de Artes Zé Trindade, na tarde desta terça-feira, dia 26.

O espaço do Salão foi tomado de obras criadas pelo aluno de 15 anos da Escola Municipal Alice Canellas. De talento singular, Andrei Toneto, expôs 30 obras entre navios, armas, cofres, engrenagens, etc. Alunos da Escola Alice Canellas visitaram a exposição e ouviram de Andrei a história de cada peça.

As obras ficarão expostas para visitação até o dia 26 de abril, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no segundo andar da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 102 – Cidade Nova.

Texto: Lívia Lisle