Dia: 22 de março de 2019

MPF Praia Limpa realiza ação voluntária de limpeza da lagoa em Iguaba Grande

Percurso acontecerá em todos os pontos da laguna do município

Em mais uma ação em favor da Lagoa de Araruama acontecerá no município o “Iguaba Grande de Ponta a Ponta”, no dia 30, com ação voluntária e educativa de limpeza da Laguna na Ponta da Farinha, Praia dos Ubás, Cidade Nova, Centro, Popeye e Andorinhas. O projeto é uma realização do Ministério Público Federal, o MPF Praia Limpa, com a ONG “Mar Sem Lixo” e apoio da Prefeitura de Iguaba Grande.

Na ação será distribuído kit com luvas, sacolas e lanche para os voluntários. Além, de palestra ministrada pelos organizadores da ONG “Mar Sem Lixo”, Roberto Ramos e Gisele Letieri, atualizando os participantes de números preocupantes sobre lixo no mar e ações de conscientização para a preservação de ecossistemas.

Segundo Roberto Ramos, existe um estudo do Fórum Econômico Mundial de Davos que em 2050 existirá mais plástico do que peixes nos oceanos. “Nosso objetivo é de chamar a atenção sobre o que vem acontecendo nos oceanos. Hoje, todas as tartarugas marinhas estão com plástico no organismo, e isso é uma informação alarmante. Todo final de semana nós realizamos uma ação como esta, porque sabemos que quanto mais pessoas envolvidas haverá mais pessoas conscientizadas”, declarou o fundador da ONG “Mar Sem Lixo”.

Texto: Lívia Lisle

Arte: Divulgação

Artesãs de Iguaba Grande visitam a Feira Rio Artes Manuais

Durante o evento, as artesãs participaram de palestras e conheceram novas técnicas do artesanato

Ontem, dia 21, a Subsecretaria de Cultura proporcionou a 38 artesãs de Iguaba Grande uma visita a Feira Rio Artes Manuais, no Rio de Janeiro, onde elas puderam conhecer novas técnicas, participar de palestras e ficar por dentro das novidades do artesanato. O passeio foi em comemoração ao Dia da Artesã, comemorado no dia 19 de março.

A artesã Luciana Roque, trabalha com reciclagem e afirma que gostou muito de participar do evento. “Foi uma oportunidade muito boa para todas nós, aprendi novas técnicas e conheci muitas coisas” destacou a artesã.

Segundo a coordenadora do artesanato, Lissandra Leandro, as artesãs participaram de oficinas de decupagem, pintura, tricô, crochê, trabalhos com papel, entre muitas outras. “É gratificante para qualquer artesão participar desse evento. Aqui, a gente aprende muita coisa, é uma troca de idéias e de experiências, muito grande”, afirmou a coordenadora.

Texto: Júlya Costa

Foto: Divulgação

Escola Municipal Margareth Pinheiro Freire recebe Projeto Piloto de Educação em tempo integral

Atividades artísticas e pedagógicas e reforço escolar são aplicados durante os turnos

O Projeto Piloto de Educação em tempo integral na E. M. Margareth Pinheiro Freire iniciou na semana passada. No turno da manhã é oferecida escolarização regular e no contraturno atividades pedagógicas como: reforço escolar, oficina de leitura, recreação, aulas de canto, aulas de música e artesanato. Os alunos recebem quatro refeições, sendo: desjejum, lanche, almoço e lanche da tarde. O projeto teve 100% de adesão da comunidade.