Dia: 26 de fevereiro de 2019

Árvore com risco de queda é retirada do bairro Sopotó

Solicitação foi feita pela Defesa Civil de Iguaba Grande e executada pela Secretaria de Meio Ambiente

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Iguaba Grande (COMDEC) fez uma solicitação à Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) nesta terça-feira, dia 26, para realizar a retirada de árvore que oferecia risco de queda, no bairro Sopotó.

A árvore, que se encontrava atrás dos imóveis interditados pela COMDEC, foi removida por estar com a raiz comprometida pelo fogo que acometeu a área no final do mês de janeiro. “Com a forte chuva que aconteceu, ontem, na cidade, a árvore tombou e ofereceu riscos. Hoje, eu enviei uma solicitação para a Secretaria de Meio Ambiente que logo fez a retirada”, declarou a Coordenadora da Defesa Civil de Iguaba Grande, Geusa Lopes.

A COMDEC informa que, no caso de propriedade particular, se uma árvore oferecer risco, a SEMMA concede a autorização para o proprietário e a equipe realiza o corte da árvore. Em lugares públicos, a SEMMA realiza o corte, se oferecer riscos.

Em situação de queda de árvore, a Defesa Civil deve ser acionada para isolar a área e, em seguida, a Secretaria de Meio Ambiente faça a remoção. O Subsecretário de Meio Ambiente, Paulo da Cunha, explica como foi a ação. “Nós recebemos o pedido da Defesa Civil e, imediatamente, mobilizamos nossa equipe para cortar a árvore. O fogo comprometeu a raiz e deixou a árvore vulnerável e, por isso, poderia causar algum dano”, disse o Secretário.

Texto: Lívia Lisle

Foto: divulgação

Prefeita Grasiella Magalhães assina reajuste salarial dos servidores

Verbas Rescisórias dos aposentados foram quitadas

Os servidores da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande terão seus salários reajustados em 3,75% a partir deste mês. A Prefeita Grasiella Magalhães se reuniu com o Secretário de Administração, Daniel Cabral, nesta tarde, 26, para reorganizarem as folhas de pagamento, e encaminhou para a Câmara Municipal, o reajuste previsto para o ano de 2019. Além disso, todas as verbas rescisórias dos aposentados foram quitadas este mês.

Para a Prefeita, a iniciativa corrobora com as ações do governo, visando a qualidade do funcionalismo público. “Nós sempre nos comprometemos com a valorização dos servidores. O nosso governo vem trabalhando com este objetivo”, destacou a Prefeita.

Texto: Júlya Costa

Foto: Marco Vianna

Instituto Nacional de Meteorologia alerta sobre forte chuva nesta terça e quarta

Defesa Civil de Iguaba Grande orienta sobre medidas de segurança

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite aviso de chuva intensa para esta terça e quarta (26 e 27) referente às áreas da Costa Verde, Noroeste, Baixadas Litorâneas, Metropolitana, Norte, Médio Paraíba, Centros Sul e Serrana. Pode ocorrer precipitação de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/ dia, com ventos intensos de 40 a 60 Km/h. Porém, assegura baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil de Iguaba Grande está em alerta 24h e adverte que, em caso de forte chuva, deve-se evitar sair de casa; em situação de rajadas de vento, não abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Ainda, orienta a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Defesa Civil do Estado possui um serviço de alerta contra possíveis desastres em que toda população pode se cadastrar gratuitamente. Basta enviar um SMS com o número do CEP da cidade onde mora para o número 40199.

Texto: Lívia Lisle

V Cavalgada do Vila Nova acontece em Março

Evento pretende reunir cerca de 5 mil pessoas

A V Edição da Cavalgada do Bairro Vila Nova acontece no dia 10 de Março. A concentração será às 13h no Campo do Santos, ao lado do CIEP,em Cidade Nova,  e a cavalgada seguirá em direção ao Bar do Julivan, em Vila Nova, onde acontecerá uma grande festa. O evento é uma organização do Julivan e Marquinhos Ramalho e conta com o Apoio do Adalberto Vila Nova e da Prefeitura de Iguaba Grande.

A Programação da festa conta com mais de 10 barracas de expositores, incluindo um stand da Honda, churrasco gratuito para os participantes do evento e shows com Os Ousados, Magno Furacão, Thiago Soares e Eduardo Padrone, além de sorteio de brindes entre os participantes.

O evento já está na quinta edição e acontece anualmente. Este ano, conta com a presença de cavaleiros de diversos locais, como São Vicente, Araruama, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Cantagalo, Macaé, Saquarema, Rio Bonito, entre outros.

Texto: Júlya Costa

Arte: Fernanda Pereira