Iguaba Grande promove Dia D Novembro Azul

Evento conta com café da manhã, palestras e realização de exame

A Secretaria Municipal de Saúde irá promover o Dia D do Novembro Azul, que acontecerá no dia 22 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A partir das 08h, haverá um café da manhã para homens acima de 60 anos, com coleta de sangue para realização de exames PSA (sigla em inglês que corresponde ao Antígeno Prostático Específico), além de palestras de conscientização com as enfermeiras. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O PSA é realizado através do exame de sangue e identifica as moléculas que são liberadas pela Próstata, inclusive quando ela está saudável. O que altera no resultado é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta câncer de próstata, por exemplo.

Segundo o organizador do evento Anderson Carvalho, é fundamental que os homens participem dessa campanha. “Sempre tem uma resistência por parte dos homens e a adesão não é tão grande, mas a doença é muito mais comum do que todos imaginam, então é necessário que eles se informem e se cuidem”, destacou Anderson.

Texto: Júlya Costa

Imagem: Divulgação

Iguaba Grande está em preparação para legalizar turismo náutico

Encontro colaborou para aproximar o contato entre a Marinha e o Município

A Prefeita Grasiella Magalhães, junto com o Secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama, se encontraram com o Comandante José Sefarim, da Capitania dos Portos, que também é Capitão de Corveta da Região dos Lagos e o sub- oficial Luiz Cláudio Caracci, para buscar a legalização do turismo náutico para Iguaba Grande. Na ocasião, a Prefeita foi recebida com honra militar.

No encontro, a Grasiella aproveitou para solicitar a realização do acolhimento educacional, com a ida da equipe da Capitania dos Portos às escolas da Rede Municipal, ensinando didaticamente como é o funcionamento da Marinha, conhecido como o projeto Cisne Branco. O Comandante se mostrou positivo em relação ao pedido da Prefeita: “Será um prazer ir à Iguaba Grande e levar o projeto Cisne Branco para as escolas”, disse o Comandante.

Essa parceria vai colaborar diretamente no turismo náutico do município, estreitando o relacionamento com a Marinha. O comandante mencionou algumas atividades que podem ser realizadas na cidade: “Temos uma área técnica administrativa voltada para segurança de navegação, fiscalização de barcos, diversos cursos para arrais amadores, para pequenas embarcações particulares”, concluiu o Comandante José Sefarim.

Texto: Andréa Morais e Lívia Lisle

Foto: Andréa Morais

Iguaba Grande realiza 1ª Feira Reciclarte

Evento terá exposição e venda de materiais recicláveis

Em uma parceria da Associação dos Artesãos de Iguaba Grande (UNIART), da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Iguaba Grande (APPRIG) e da Prefeitura, no dia 17 acontecerá a 1ª Feira Reciclarte, no Quintal ao lado da Casa de Cultura, a partir das 9h. O evento, que tratará de ações sustentáveis e sociais, contará com exposição e venda de peças produzidas com materiais recicláveis.

Segundo Ana Carlas Araújo, Coordenadora da UNIART, a Associação vem tentando resgatar a essência das feiras de artesanato. “A ideia de realizar o evento veio depois de uma conversa com meus colegas artesãos sobre a importância da reciclagem. E considerando que as feiras são manifestações culturais importantes no mundo inteiro, e Iguaba Grande não poderia ficar de fora”, disse a Coordenadora.