Dia: 3 de outubro de 2018

Caminhada pela Vida acontece em Iguaba Grande

Em comemoração à Semana Nacional da Vida, neste sábado, dia 06, acontecerá em Iguaba Grande, a 1ª Caminhada pela Vida e contra o aborto. O evento será promovido pela Pastoral Familiar da Paróquia Imaculada Conceição. A saída será às 09h, na Matriz que fica na Rua Anibal Simões Pires Condeixas, nº 126 no Centro. O percurso segue pelo calçadão até o posto Tigrão.

No dia anterior, sexta-feira, dia 05, a Pastoral Familiar realizará uma palestra sobre o tema Aborto, às 19h, na Matriz de Iguaba Grande.

Escola Municipal Claudio Moacyr de Azevedo receberá oficinas de Aquarela

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, Projeto História e Memórias visa despertar o olhar juvenil

Nos dias 3, 17, 24 e 31 de outubro, a Escola Municipal Cláudio Moacyr, receberá o Projeto História e Memórias, uma parceria da CCR ViaLagos com as secretarias municipais de educação de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Com a originalidade de promover oficinas de aquarela, despertando o olhar de crianças e adolescentes para a arte da pintura, o Projeto estimulará alunos de escolas públicas a contar as suas histórias e de suas cidades, por meio de desenhos.  A partir de um processo criativo, eles expressarão a visão sobre onde vivem. Primeiro, com a produção de um autorretrato; depois, a janela do quarto; em seguida, a rua e, por fim, a cidade.

Ministradas pela artista plástica Luciana Felippe, as oficinas têm o intuito de trabalhar o imaginário artístico dos alunos com a técnica da aquarela, para que eles desenvolvam a prática das artes plásticas como forma de expressão. “A arte permite criar novas possibilidades para observar a si mesmo, sua potencialidade latente e o meio ambiente, e a intenção é que a aquarela, com a sua técnica fluida e leve, desperte a curiosidade e a imaginação deles”, destaca Luciana.

Para exercitar a técnica, os estudantes farão o maior número possível de pinturas dentro e fora da sala de aula, e terão como referência e inspiração as obras de Van Gogh, Guignard e Cézanne. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da CCR ViaLagos, História e Memórias ainda contará a história das duas cidades sob a ótica e memória de seus moradores mais antigos, entrelaçando o olhar dos jovens alunos com os dos mais velhos, de forma poética, mas também documental, já que o Projeto ainda contempla pesquisa cultural e socioeconômica dos respectivos municípios.

Prefeito assina Projeto de Lei que garante subvenção para APAE de Iguaba Grande

Nesta segunda, 01 de Outubro, o Prefeito Balliester Werneck assinou o Projeto de Lei que garante subvenção à APAE de Iguaba Grande. Hoje a instituição atende 30 pessoas oferecendo diversos serviços. O presidente da instituição, Sr. Cláudio Kaduh também assinou o projeto e agradeceu todo o apoio do Prefeito Interino “Eu só tenho a agradecer o Prefeito porque foi um processo ágil, rápido, ele fez o contato com todos os setores envolvidos e está sendo bom para todas as partes. O Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara Municpal.

Texto e foto: Karla Kamila Vidal

Turismo Náutico em Iguaba Grande

Escuna realizará passeios de barco saindo da Praia do Centro, Prefeitura convida empresários a investirem no Turismo

A Prefeitura de Iguaba Grande está trabalhando para incentivar os empresários a investirem no turismo local. Já foi dado o ponta-pé inicial no Turismo Náutico através de Passeios de Barco na escuna Áquario II do empresário Wagner Martins.

“A Prefeitura está entrando com toda a parte de documentação, ajudando o empresário na legalização e vamos ajudar no que os empresários estiverem precisando, tudo para que o Turismo em nossa Lagoa seja um Turismo de excelência”, afirmou o secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama.

Serão oferecidos dois passeios diários aos finais de semana. O proprietário está realizando passeios experimentais para concluir a rota que tem como pontos estratégicos belíssimas praias de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Araruama. “Vai ser um passeio maravilhoso, todos vão desfrutar de uma diversão sadia. Estamos fazendo isso para a nossa população e para os turistas”, declarou Wagner.

Os passeios sairão do Píer do Centro, que será reformado. Os ingressos começarão a ser vendidos ainda neste mês de outubro. O Prefeito Balliester Werneck visitou a embarcação e deixou um recado para os empresários. “Você empresário que queira investir em nossa cidade, procure o Governo Interino, iremos dar todo o suporte e incentivo necessário para a instalação da sua empresa aqui em nosso município”, afirmou o Prefeito Balliester Werneck”

Assim que tivermos a rota definida, os valores e a data do primeiro passeio divulgaremos em nossas mídias sociais.

Texto e fotos: Karla Kamila Vidal