Dia Mundial Sem Carro em Iguaba Grande mobiliza ciclistas de todo o Estado

O evento contou com 600 ciclistas que percorreram 102 km ao redor da Lagoa de Araruama

Iguaba Grande recebeu na manhã deste domingo, 23, ciclistas de todo o Estado do Rio de Janeiro em uma grande mobilização ao Dia Mundial Sem Carro. A concentração foi na Praça Edyla Pinheiro, onde os ciclistas foram recebidos com um café da manhã reforçado e também participaram de um alongamento com profissionais de educação física antes de encarar o percurso de 102 km ao redor da Lagoa de Araruama.

O evento foi organizado pelos ciclistas da Região dos Lagos e sediado pela primeira vez na Região. Contou também com o apoio da Prefeitura de Iguaba Grande e com a parceria de farmácias da cidade, que durante a preparação dos ciclistas ofereceram serviço de aferição de pressão.

Paula Barros é professora, ciclista há quatro anos e destaca a importância de mobilizações como essa para promover a consciência de respeito aos ciclistas por parte dos outros meios de transporte. “Em nível de mobilidade urbana, a bicicleta hoje é um veículo muito importante e um evento desta grandeza faz com que os motoristas e os demais participantes do trânsito entendam a importância da bicicleta como meio de locomoção e assim respeitem mais o ciclista”, disse Paula, que é moradora de Cabo Frio e veio pedalando de sua cidade para participar do evento em Iguaba Grande.

A partida foi dada às 9h em direção a São Pedro da Aldeia passando por Cabo Frio, Arraial e retornando por Araruama. O percurso contou com oito pontos de hidratação e foi acompanhado por uma ambulância. Todo o alimento arrecadado por meio da inscrição será destinado a projetos sociais.

Na Praça Edyla Pinheiro, aconteceu diversas atividades para toda a família como brincadeiras, dança, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, doação de mudas, distribuição de água e guaraná. Além disso, o evento contou com sorteios de bicicletas.

Texto e fotos: Lívia Lisle

Iguaba Grande abre seleção para o projeto Cidadão Participativo 2019

O processo seletivo acontecerá de 01 a 05 de outubro deste ano

A Prefeitura de Iguaba Grande por meio da Secretaria de Trabalho e Ação Social convoca jovens do município para o Projeto Cidadão Participativo/2019. Os interessados em participar do processo seletivo deverão comparecer de 01 a 05 de outubro de 9h às 16h, na Central de Atendimento da Assistência Social, na Rua Antelin Teixeira de Carvalho, n° 140, Centro.

Para participar, os candidatos deverão apresentar CPF, RG, comprovante de residência atual, duas fotos 3×4 e declaração escolar atual ou certificado de conclusão de curso. Os candidatos menores de 18 anos deverão comparecer com os responsáveis, já para os maiores de 18 anos deverão ser entregar o certificado de reservista, e ambos munidos de todos os documentos citados em forma originais e xérox.

O Projeto, que é direcionado a jovens de 16 a 24 anos, é fundamentado na Lei Municipal nº 721/2006 de 22 de Setembro de 2006 e exerce grande influência nos primeiros passos da carreira incentiva o jovem a buscar novas experiências e, principalmente, obter o primeiro emprego e ajuda na qualificação profissional.

Texto: Lívia Lisle

Arte: