Alunos da Rede Municipal participam do teatro sobre rodas Buzum!

Ao final da peça teatral foram distribuídos materiais didáticos para os alunos e professores

Na sexta dia 17 e hoje (20), As Escolas Municipais Therezinha Pedrosa e Claudio Moacyr receberam a Companhia de Teatro Itinerante Buzum estreando o espetáculo “Sabor de Vitória”, apresentando aos alunos a magia dos palcos e mostrando de forma lúdica os benefícios de uma alimentação saudável para o corpo, os reflexos futuros e a prevenção de doenças. O projeto é uma realização da CCR ViaLagos em parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande.

O Buzum está percorrendo as seis cidades atendidas pela concessionária levando para as crianças espetáculos de forma educativa e criativa, por meio de teatro com bonecos, dentro de um ônibus todo colorido.

Ao final da apresentação, os alunos receberam um gibi em quadrinhos que conta diversas histórias do Buzum, inclusive a “Sabor de Vitória”, que foi apresentada nas duas escolas do município, além do material exclusivo para montar um teatro de papel e um livro direcionado aos professores com sugestões pedagógicas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula.

Texto e fotos: Lívia Lisle

UPA de Iguaba Grande é habilitada pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 2.465, de 14 de agosto de 2018, habilitou e qualificou a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Iguaba Grande, estabelecendo o repasse anual de 2,1 milhões para custeio da Unidade de Saúde. O novo valor a ser repassado, representa um aumento na ordem de 82,5% em relação ao total repassado pelo Ministério da Saúde, em 2017, referente ao bloco de custeio das ações de média e alta complexidade.
O acompanhamento mensal dos custos por unidade de saúde, realizado pelo Fundo Municipal de Saúde, demonstra que o custo da UPA 24h representa, em média, de 49% do total de recursos investidos em saúde no Município. Com este novo repasse para o custeio da UPA, a Secretaria de Saúde poderá direcionar mais recursos para outras áreas melhorando a oferta quantitativa e qualitativa dos demais serviços de saúde.

Academia Popular abre turmas de Dança de Salão

A partir do dia 28 de agosto, a Academia Popular de Iguaba Grande contará com aulas de Dança de Salão. As turmas terão aulas às 08h e às 17h, todas as terças e quintas.
Para se inscrever, basta ir de segunda a sexta na Academia Popular e apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3×4, identidade, CPF e comprovante de residência.
Para as aulas de Dança de Salão não é necessário apresentação de atestado médico, será preciso apenas responder ao questionário de saúde.
Os alunos matriculados que já participam de outras atividades e desejam fazer Dança de Salão devem procurar a secretaria da Academia.

Texto: Lívia Lisle

Arte: Divulgação

Iguaba Grande sedia o I Seminário de Educação Infantil

Evento contará com palestras, roda de conversa e apresentações culturais de alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Nesta próxima quinta-feira, dia 23, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) sediará o I Seminário de Educação Infantil com a finalidade de fortalecer a prática pedagógica neste segmento, ampliar o diálogo e colaborar com a qualidade do trabalho na sala de aula.

O Seminário é uma realização da SEMECE e da Equipe do PNAIC, e acontecerá durante toda a manhã a partir das 8h no auditório da Secretaria de Educação, iniciando com credenciamento e coffee break. O evento contará com apresentações culturais dos alunos da educação Infantil das Escolas Municipais de Ensino, além de palestras lecionadas pelas Formadoras do PNAIC, abordando a temática “Currículo: Observar, escutar, documentar e agir – Abrindo caminhos para a prática na Educação Infantil”.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, que na versão 2017/2018 teve a inclusão da Educação Infantil, dando ênfase a prática de leitura e escrita, com formação para Professores e Orientadores Pedagógicos.

A manhã ainda contará com uma roda de conversa, momento cultural de oficina de artes da Casa de Cultura de Iguaba Grande e ao final será feito um sorteio de brindes com os participantes.

Texto: Lívia Lisle

Imagem: Divulgação