Iguaba Grande é pré-selecionada para receber verbas do Programa “Avançar Cidades” do Governo Federal

Na última quinta-feira, dia 05, aconteceu no auditório da Caixa Econômica Federal, o ato de anúncio dos municípios que foram pré-selecionados no Programa Avançar Cidades do Governo Federal. O Secretário de Governo de Iguaba Grande, Felipe Nogueira representou o prefeito Balliester Werneck.

Participaram do encontro o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza e o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia. “Conversei com o Ministro sobre a necessidade de liberação de recursos para a continuidade das obras de pavimentação em nosso município, passei também os números dos nossos contratos de repasses que estão pendentes de liberação de recursos, acredito que em breve teremos boas notícias”, afirmou o secretário Felipe Nogueira.

A equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão de Projetos se debruçou na elaboração de diversos documentos e projetos obtendo êxito com a pré-seleção do município, agora os trabalhos se concentrarão na confecção do Projeto Básico, que caso seja aprovado pode garantir cerca de quinze milhões de reais em recursos para a pavimentação de vias, drenagem e construção de calçadas no município.

O Programa Avançar Cidades Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo sobre pneus, ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

Censo Agropecuário feito pelo IBGE em Iguaba Grande chega à etapa final

Foram analisados dados como lavoura, números de animais, identificação e características dos estabelecimentos

Uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vêm realizando um levantamento de dados sobre a produção agropecuária de Iguaba Grande, juntamente com uma comissão composta de técnicos, representantes rurais da cidade formando uma comissão censitária, aliados também à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca do município. Na última quinta-feira, 05, os representantes se reuniram no Salão Nobre da Prefeitura para analisar as informações coletadas, caminhando para a etapa final do Censo Agropecuário da cidade.

O Censo Agropecuário e Aquícola é a principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. Ele mobiliza uma pesquisa desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados, por meio de recenseadores e supervisores contratados pelo IBGE que fazem o levantamento da localidade.

Em Iguaba Grande, a elaboração da pesquisa iniciou em julho de 2017 e os dados começaram a ser coletados no mês de outubro por recenseadores e supervisores do IBGE. O material preliminar foi estudado e avaliado pela comissão censitária e deverá ser divulgado ainda neste mês de julho. Foram levantados dados como quantidade de irrigação e agrotóxicos, números de animais e tipos de culturas, identificação e características de estabelecimentos agropecuários, lavoura, etc.

Texto e Fotos: Lívia Lisle